A empresa terá 20 dias para apresentar sua defesa e quaisquer provas em seu favor
Lillia Soares Publicado em 06/03/2024, às 15h21
A Secretaria Nacional do Consumidor, que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciou um processo oficial contra a empresa Eneldevido ao apagão que afetou o estado de São Paulo em novembro passado. Essa ação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
A Enel será notificada oficialmente conforme estipulado pela lei. De acordo com o portal Agência Brasil, a empresa terá 20 dias para apresentar sua defesa e quaisquer provas em seu favor. A Secretaria Nacional do Consumidor vê a penalização da Enel como uma forma de reparação para a população, em conformidade com a Política Nacional das Relações de Consumo.
O objetivo principal é reconhecer a vulnerabilidade dos consumidores, evitar abusos no mercado e garantir a qualidade dos serviços públicos. O processo também visa garantir que os consumidores sejam reembolsados adequadamente quando afetados por apagões de energia elétrica.
No dia 3 de novembro de 2023, um forte temporal desencadeou um apagão no estado de São Paulo, afetando a capital e 23 municípios da região metropolitana.
O fornecimento de energia foi interrompido, causando impactos em locais importantes como o Parque Ibirapuera, onde estava acontecendo a 35ª Bienal de São Paulo, e em escolas onde estava sendo realizada a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, algumas áreas também enfrentaram escassez de água durante o período de falta de energia.
Vale ressaltar que a Enel anunciou um plano para lidar com os problemas do apagão, mas apenas os clientes cadastrados no programa Tarifa Social e que ficaram sem energia por 48 horas ou mais foram contemplados.
Tanto o governo federal quanto a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) buscaram responsabilizar a concessionária, com Hilton entrando na Justiça para exigir uma multa diária de R$50 milhões durante o apagão.
Leia também
Saiba como P. Diddy pode estar envolvido na morte de Michael Jackson (e o Rei do Pop tentou avisar!)
Juíza acata parecer do MP e impõe nova derrota a Lucas Sanches
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas
Banco do Brasil inova ao lançar Pix por aproximação no país
Presidenta do México propõe solução de dois Estados para paz em Gaza
Fernanda Torres recebe homenagem no 'Critics Choice Award' e por "Ainda Estou Aqui"
Cota de gênero desrespeitada: mais de 700 municípios violam regra nas eleições
Taxação dos ricos pode elevar isenção do Imposto de Renda para mais de R$ 5 mil
STF autoriza júri popular para caso Marielle Franco