Diário de São Paulo
Siga-nos
8 de Janeiro

Ministério da Justiça reforça contingente de segurança para janeiro

A estimativa é que o plano de segurança seja concluído até 4 de janeiro

Ricardo Cappelli - Imagem: Reprodução | Fernando Frazão/Agência Brasil
Ricardo Cappelli - Imagem: Reprodução | Fernando Frazão/Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 27/12/2023, às 08h12


O Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, anunciou nesta terça-feira (26), em Brasília, que a pasta intensificará a vigilância em relação a possíveis ameaças aos Poderes durante um evento programado para o próximo dia 8 de janeiro. A data marca o aniversário de um ano desde os incidentes que resultaram em invasões e depredações aos prédios do Palácio da Alvorada, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração de Cappelli veio após uma reunião entre os responsáveis pela segurança dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O objetivo principal da iniciativa é garantir a segurança e a ordem durante o evento, que está previsto para ocorrer no Salão Negro do Senado às 15 horas.

"A pasta tem acompanhado de perto ameaças e ataques às instituições democráticas, mas até o momento não há indícios de preocupação iminente. Estão programadas reuniões técnicas até o dia 4 de janeiro, quando, às 10h, retomaremos as discussões no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) para finalizar o planejamento e assinar o Plano de Ações Integradas", afirmou Cappelli.

O secretário-executivo enfatizou que, até o momento, não está previsto o fechamento da Esplanada dos Ministérios. No entanto, a Avenida Presidente José Sarney será bloqueada para a realização do evento.

"A Polícia Rodoviária Federal está em prontidão, em coordenação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e irá monitorar qualquer movimentação atípica relacionada a eventos que possam ameaçar os Poderes até o dia 8. O Brasil é um país livre e democrático, e as manifestações são bem-vindas, desde que dentro dos limites democráticos. Estaremos atentos a iniciativas que possam atentar contra os poderes constituídos", acrescentou o secretário-executivo do ministério da Justiça.

A reunião desta terça-feira contou com a participação de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública, segurança da sede dos Três Poderes e do Gabinete de Segurança Institucional. O objetivo foi a construção de um plano integrado de ações de segurança para o evento.

Cappelli antecipou que o evento contará com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de deputados, senadores, ministros, presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados, presidentes das Assembleias Legislativas, governadores de Estados e representantes da sociedade civil. O evento, segundo ele, será uma celebração democrática, marcando a superação dos episódios lamentáveis ocorridos em janeiro do ano anterior.

Compartilhe  

últimas notícias