Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo de São Paulo defende ampliação de escolas cívico-militares no estado

Atualmente, São Paulo conta com apenas uma escola estadual desse tipo, localizada em Guarujá, no litoral sul

Escola cívico-militar - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Escola cívico-militar - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Marina Roveda Publicado em 07/12/2023, às 08h09


Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (06) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou o desejo de expandir o programa de escolas cívico-militares no estado. O anúncio foi feito durante a "instalação da Frente Parlamentar Mista em defesa das escolas cívico-militares", evento que contou com a presença de Tarcísio e do ex-presidente Jair Bolsonaro, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O "Programa Escola Cívico-Militar" pretende abranger tanto escolas já existentes quanto novas unidades escolares, permitindo a implementação do projeto. Escolas estaduais e colégios municipais terão a oportunidade de aderir ao programa, que visa fortalecer a abordagem cívico-militar no ambiente educacional.

O governador destacou que a medida não busca apenas ampliar o modelo, mas também consolidar a presença de escolas cívico-militares no cenário educacional paulista. Atualmente, São Paulo conta com apenas uma escola estadual desse tipo, localizada em Guarujá, no litoral sul.

Um dos pontos centrais do programa é a realização de consultas públicas, permitindo que a comunidade escolar participe e aprove o projeto. Tarcísio ressaltou a importância da participação da comunidade nesse processo de decisão, visando alinhar as escolhas educacionais com as necessidades e expectativas locais.

A seleção das unidades que participarão do programa será feita com base em critérios como índices de vulnerabilidade social e desempenho escolar abaixo da média estadual. Esse enfoque busca direcionar o programa para áreas mais sensíveis e que podem se beneficiar significativamente da implementação do modelo cívico-militar.

A implementação das novas escolas cívico-militares será uma parceria entre as secretarias de Educação e da Segurança Pública. A última será responsável por promover atividades complementares e extracurriculares, integrando a abordagem militar com o ambiente educacional.

O anúncio ocorre em meio a discussões sobre o encerramento do programa de escolas cívico-militares em nível federal pelo Ministério da Educação em julho. Tarcísio de Freitas reafirmou seu compromisso com a expansão desse modelo no estado, em sintonia com a ala aliada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O governo estadual planeja manter a plataforma de escolas cívico-militares permanentemente, embora sem o Fundo Garantidor que estava presente inicialmente. Tarcísio enfatizou que o programa é um legado estrutural de longo prazo que pode beneficiar a sociedade ao promover a renegociação de dívidas e facilitar o encontro entre credores e devedores.

Com essa iniciativa, São Paulo se une a outros estados que já adotaram o modelo cívico-militar como uma alternativa para fortalecer a qualidade e a disciplina no ambiente escolar.

Compartilhe  

últimas notícias