Diário de São Paulo
Siga-nos
Jogos Olímpicos

Presidente do Comitê Olímpico revela detalhes e garante abertura memorável dos jogos

Thomas Bach confia na abordagem meticulosa das autoridades francesas para garantir a segurança do evento

Thomas Bach. - Imagem: Divulgação / Courtesy of Olympic.org
Thomas Bach. - Imagem: Divulgação / Courtesy of Olympic.org

por Marina Milani

Publicado em 28/04/2024, às 13h00


Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), assegurou nesta sexta-feira (26) que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, marcada para o dia 26 de julho às margens do rio Sena, "será inesquecível para os atletas e todo mundo estará em segurança". Ele comentou sobre os riscos de atentado que levaram o presidente francês, Emmanuel Macron, a considerar um plano alternativo e expressou confiança na abordagem meticulosa e profissional das autoridades francesas para garantir a segurança do evento.

Bach destacou que "todo mundo está determinado a organizar esta cerimônia de abertura no Sena", não comentando os "planos B e C" evocados por Macron, como o Trocadéro ou o Stade de France. O presidente do COI demonstrou contentamento com a perspectiva de retorno do público após duas edições dos Jogos afetadas pela pandemia, enfatizando a importância do apoio dos espectadores aos atletas.

"Isso é extremamente importante porque o espírito olímpico vive no fato de que todo mundo se reúna e que os espectadores possam encorajar os atletas do mundo inteiro", ressaltou Bach. Apesar do ceticismo e inquietações gerados pela proximidade dos Jogos na França, ele observou que essas questões refletem o "Zeitgeist" atual de incertezas.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) também reconheceu que o sucesso esportivo do país-sede é fundamental para o entusiasmo em torno dos Jogos, citando o desempenho da equipe nacional francês em Tóquio-2020, que conquistou 33 medalhas, abaixo das expectativas. "O entusiasmo do país-sede está sempre ligado, de uma forma ou de outra, ao desempenho da equipe nacional", afirmou o dirigente.

Compartilhe  

últimas notícias