Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

Governador de São Paulo assina nesta semana contrato de linha que interligará capital e Campinas

A nova linha já está sob concessão do consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, desde fevereiro deste ano

Governador de São Paulo assina nesta semana contrato de linha que interligará capital e Campinas - Imagem: reprodução X I @NewsLiberdade
Governador de São Paulo assina nesta semana contrato de linha que interligará capital e Campinas - Imagem: reprodução X I @NewsLiberdade

Milleny Ferreira Publicado em 27/05/2024, às 11h03


Na próxima quarta-feira (29) o atual governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) , irá assinar o contrato do projeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital paulista a Campinas. 

O mesmo projeto foi leiloado em fevereiro deste ano e arrematado pelo único interessado na nova linha, o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, ele une parte do grupo Comporte e da chinesa CRRC.

Em abril, a Justiça chegou a suspender a assinatura do contrato após um pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, porém um dia após a liminar ser concedida, foi derrubada.  

Durante uma entrevista, Tarcísiorelata que o governo estava ajustando os últimos detalhes para o contrato e que já havia confirmado a assinatura ainda nesta semana, na mesma data em que a gestão planeja apresentar novas propostas para a mobilidade da região.

A gente fez o leilão no dia 29 de fevereiro e ainda tem aquela questão: apresentação de garantias, etc. A gente chegou ao final do processo agora, vamos assinar o contrato de concessão e a gente vai aproveitar e lançar o programa São Paulo nos Trilhos”, disse o governador.

Neste novo programa, será apresentado, todos os projetos do governo envolvendo o sistema metroferroviário que estão em obras, ou ainda no papel. Como por exemplo a expansão da Linha 2- Verde e da Linha 5-Lilás, a construção da Linha 6-Laranja e também os projetos para a criação da Linha-22 de metrô, que deverá passar pelas cidades de Osasco e Cotia, na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o portal Metrópoles, o São Paulo nos Trilhos também reunirá as novas promessas de trens intercidades, medida a qual foi anunciada pela gestão nesta semana, e que devem chegar às cidades de Sorocaba, no interior, e Santos, no litoral.

“Estamos falando de mais de 890 quilômetros de trilhos, tanto de metrô quanto de trem que serão inseridos na rede”, afirmou Tarcísio na entrevista.

Compartilhe  

últimas notícias