Diário de São Paulo
Siga-nos
TREM INTERCIDADES

Tarcísio fala sobre projeto de trem entre SP e Santos; saiba mais

O projeto nomeado de Trem Intercidades, até então, estava sendo tratado pelos membros do governo como quarto da lista

O projeto nomeado de Trem Intercidades, até então, estava sendo tratado pelos membros do governo como quarto da lista - Imagem: Reprodução/Instagram @tarcisiogdf
O projeto nomeado de Trem Intercidades, até então, estava sendo tratado pelos membros do governo como quarto da lista - Imagem: Reprodução/Instagram @tarcisiogdf

Ana Rodrigues Publicado em 28/02/2024, às 12h03


O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falou sobre o projeto de trem entre São Paulo e Santos. Sendo chamado de Trem Intercidades (TIC) eixo sul, até então, estava sendo tratado pelos membros do governo como o "quarto da lista".

De acordo com a Viatrolebus, um vídeo postado nas redes sociais do ex-ministros, há uma ideia para tirar a ligação ferroviária do papel, sem citar como seria a viabilidade.

E agora no dia 29 de fevereiro eu tenho leilão do trem intercidades, a primeira ligação de trem de média velocidade de passageiros do Brasil e nós já estamos estruturando Sorocaba São Paulo, e o presidente do BID está vindo aqui, eu já vou celebrar com ele os estudos. Era para ele vir aqui pra gente celebrar o São José, São Paulo, São José dos Campos, São Paulo, mas eu já tô querendo dar o próximo passo que é o Santos, São Paulo, e a gente tava pensando, como é que eu faço um trem de Santos pra São Paulo. E já veio a ideia, nós já temos uma ideia e dá pra botar de pé", informou o Governador.

Após o leilão do Trem entre São Paulo e Campinas, a meta do governo estadual é lançar a licitação da ligação entre a capital e Sorocaba. A ligação até São José dos Campos ficaria para o próximo momento, provavelmente, para um eventual segundo mandato.

Porém, a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista envolve desafios por conta da Serra do Mar. Atualmente, há uma ligação sobre trilhos que passa pela Vila de Paranapiacaba, mas que serve trans cargueiros e, por ser bastante demandada, inviabiliza o compartilhamento de via com os serviços de passageiros.

Compartilhe  

últimas notícias