Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

Com uma única proposta, Consórcio vence o leilão de concessão de nova linha de trem

Em conjunto com a nova linha, a empresa vencedora também será responsável pela Linha 7-Rubi

Com uma única proposta, Consórcio vence o leilão de concessão de nova linha de trem - Imagem: reprodução Twitter I @DiariodaCPTM
Com uma única proposta, Consórcio vence o leilão de concessão de nova linha de trem - Imagem: reprodução Twitter I @DiariodaCPTM

Milleny Ferreira Publicado em 01/03/2024, às 12h54


O Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, composto pela empresa brasileira Comporte ao grupo chinês CRRC, venceu nesta última quinta-feira (29) o leilão para construir e operar a nova linha de trens que ligará São Paulo com Campinas, o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

O Grupo Comporte é administrado pela família Constantino, responsável pelo fundamento da empresa Gol Linhas Aéreas, e é um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil. Enquanto a China Railway Construction Corporation (CRCC), é uma empresa conhecida mundialmente por sua produção de materiais rodantes.

O leilão foi definido arrematado pelo consórcio, pois teria sido o único a apresentar proposta, a empresa ofereceu desconto de 0,01% na contraprestação, o que muda o valor a ser pago pelo Estado, agora para R$8,06 bilhões, de acordo com informações da CNN Brasil. 

O consórcio vencedor também levou do leilão o poder de operar um Trem Intrametropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, no interior de São Paulo, e será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, hoje administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Até o momento estima-se um prazo de 30 anos para a concessão, a partir do início da operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7.

Compartilhe  

últimas notícias