Diário de São Paulo
Siga-nos
Novas responsabilidades

GCMs de São Paulo recebem autorização para multar infratores de trânsito

Desde 2018, houve uma redução de 14% no efetivo de agentes da CET trabalhando nas ruas da cidade, passando de 1.726 para 1.482. A Prefeitura assegura que está em andamento um concurso para cobrir essas baixas

GCM. - Imagem: Reprodução | Marcelo Pereira/Secom/PMSP
GCM. - Imagem: Reprodução | Marcelo Pereira/Secom/PMSP

Marina Roveda Publicado em 30/10/2023, às 08h34


A cidade de São Paulo está enfrentando um desafio crítico em relação à fiscalização do trânsito, já que o número de agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tem diminuído desde 2018, enquanto a frota de veículos na cidade continua a crescer. Atualmente, apenas 1.482 agentes da CET estão em operação, um número que já é 14% menor do que o registrado em 2018, quando a cidade contava com 1.726 agentes de trânsito nas ruas.

Ao mesmo tempo, a quantidade total de veículos em São Paulo aumentou significativamente, com um aumento de 13% desde 2018. Em setembro de 2023, a cidade atingiu um total de 9,3 milhões de veículos, um aumento de cerca de 1,1 milhão de veículos em relação a 2018. A frota de carros individuais cresceu 8,1% durante esse período.

A diminuição do número de agentes de trânsito da CET tem levantado preocupações sobre a capacidade de fiscalização e gestão eficaz do tráfego na cidade, especialmente considerando o aumento constante da frota de veículos e o desafio da mobilidade urbana. O uso de guardas civis metropolitanos (GCMs) como substitutos para agentes de trânsito da CET é uma solução temporária, mas muitos especialistas argumentam que não é a abordagem mais adequada para lidar com a complexidade do tráfego atual.

De acordo com especialistas em mobilidade urbana, a presença de GCMs em funções de fiscalização de trânsito pode resultar na falta de exclusividade para essas tarefas, o que pode prejudicar a fiscalização eficaz e a educação no trânsito. Eles destacam que, à medida que a economia cresce e as pessoas se deslocam mais, é essencial que haja um número adequado de agentes de trânsito nas ruas, garantindo a segurança e a fluidez do tráfego.

Embora a CET tenha um concurso público em andamento para contratar 254 funcionários, incluindo 200 agentes de trânsito, a necessidade de tecnologia e soluções de tráfego eficazes, como câmeras de monitoramento e semáforos inteligentes, também é fundamental para enfrentar o desafio de gerenciar o tráfego em uma cidade em constante expansão.

Compartilhe  

últimas notícias