Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Filhote de naja desaparece do Butantan em São Paulo; buscas estão em andamento

Há suspeitas de que o animal tenha entrado pelo ralo da instituição

Filhote de naja desaparece do Butantan em São Paulo; buscas estão em andamento - Imagem: Reprodução/TV Globo
Filhote de naja desaparece do Butantan em São Paulo; buscas estão em andamento - Imagem: Reprodução/TV Globo

Gabrielly Bento Publicado em 22/05/2024, às 16h57


Um filhote de cobra naja desapareceu do Instituto Butantan, em São Paulo, nas últimas semanas. O animal estava no Laboratório de Herpetologia, local restrito a pesquisadores e profissionais, e não há risco para os visitantes do local.

Segundo o G1, o sumiço do réptilfoi notado há cerca de três semanas, mas a informação só foi divulgada ao público na última terça-feira (21). As causas do escape ainda são investigadas, e a principal hipótese é que a cobra tenha entrado em um ralo e se escondido nos encanamentos da instalação e morrido.

As gravações das câmeras de segurança ao redor do laboratório foram revisadas na busca pela cobra, mas em momento algum o réptilfoi avistado nas imagens.

“Então isso nos leva a crer que ela está no ralo. E dentro do ralo ela pode ter morrido? Pode. Ela pode ter acessado fora? Pode. Só que existem predadores naturais dentro do parque do Butantan. Quem pode comer cobra? Nós temos corujas, gaviões que vivem por aqui. Nós temos gamba comedor de cobra venenosa. E teiú, um lagarto, que tem vários aqui. Ou seja, do ponto de vista de segurança, nós podemos ficar tranquilos", disse Giuseppe Puorto, diretor-cultural do instituto.

Em comunicado, a instituição assegurou que o laboratório onde a cobra sumiu está localizado longe do Parque da Ciência e dos museus. Conforme o órgão, um plano de contingência já foi ativado para situações como essa e uma investigação interna está em curso.

Para garantir a segurança de todos, a entidade reforça que possui soro contra o veneno da naja em seu estoque, pronto para ser utilizado em caso de necessidade.

Compartilhe  

últimas notícias