Diário de São Paulo
Siga-nos
Igualdade!

Bandeira LGBTQIA+ é recolocada no Theatro Municipal após censura polêmica

Nesta quarta-feira (28) é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Fachada do Theatro Municipal de São Paulo, no centro da capital paulista - Imagem: reprodução/TV Globo
Fachada do Theatro Municipal de São Paulo, no centro da capital paulista - Imagem: reprodução/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 28/06/2023, às 14h17


A bandeira LGBTQIA+ foi recolocada na fachada do Theatro Municipal, no Centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (28), data em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

A bandeira do movimento tinha sido retirada por decisão da Prefeitura de São Paulo no dia 14 de junho. A ação, no entanto, não agradou funcionários e a organização social Sustenidos, responsável por gerir o Theatro, eram contrários à medida, informou a TV Globo.

Tradicionalmente em junho ela é colocada na fachada como uma das comemorações pelo mês do Orgulho LGBTQIA+.

Os funcionários do Theatro e artistas se mobilizaram para fazer um abaixo-assinado em que pedem que a bandeira seja reposta e afirmam se tratar de um “ataque direcionado à nossa comunidade e a todas as pessoas que defendem políticas de diversidade, ataque este perpetrado pela atual direção da Fundação Theatro Municipal (FTM) de São Paulo”.

“Desde 2019, as bandeiras são expostas durante todo o mês de junho em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIAPN+, tornando-se uma tradição do Municipal e em sintonia com centenas de outros equipamentos culturais, públicos e privados, na cidade de São Paulo e em todo o Brasil”, afirma o texto.

Naquele episódio, a secretaria afirmou que “a remoção da bandeira LGBTQIAPN+ se deu pelo fato da rotatividade das atividades do espaço, sendo necessárias alterações constantes em sua fachada, propiciando assim o regular andamento das atividades”.

“A SMC destaca que a remoção da bandeira que estava alocada nas estruturas Theatro Municipal foi feita após diversas celebrações em torno dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, ressaltamos que o Theatro Municipal de São Paulo é a casa da cultura, a qual possui a pluralidade; de danças, vozes, movimentos, atuações, personificações e diversidade”.

Compartilhe  

últimas notícias