Diário de São Paulo
Siga-nos

Xangai flexibiliza restrições pela Covid-19 e começa a retomar atividades

Depois de dois meses de confinamento por causa do maior surto da doença na China desde o início da pandemia, moradores da cidade chinesa voltaram a postos de trabalho, e transporte público começou a funcionar novamente

Xangai flexibiliza restrições pela Covid-19 e começa a retomar atividades
Xangai flexibiliza restrições pela Covid-19 e começa a retomar atividades

Redação Publicado em 01/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h27


Xangai começou a retomar nesta quarta-feira (1º) suas atividades, após o governo local flexibilizar as restrições por conta do maior surto de Covid-19 desde o início da pandemia na China, que teve a cidade como epicentro.

Moradores estavam em confinamento havia cerca de dois meses, o que também provocou um duro golpe para a economia da China.

Moradores de Xangai em metrô da cidade, que reabriu após dois meses, em 31 de maio de 2022.  — Foto: Hector Retamal/ AFP
Moradores de Xangai em metrô da cidade, que reabriu após dois meses, em 31 de maio de 2022. — Foto: Hector Retamal/ AFP

Nesta quarta-feira, os moradores foram autorizados a retornar aos locais de trabalho, mas com a obrigatoriedade de passar por leitores de códigos QR para provar que não têm Covid. O metrô e os transportes públicos voltaram a funcionar na cidade.

Nos últimos dias, algumas medidas já haviam sido flexibilizadas devido à queda expressiva dos casos de Covid-19, mas os moradores só estavam autorizados a sair de casa por algumas horas ao dia, e apenas nos bairros sem infectados.

Moradoras de Xangai conversam na rua após o governo local estabelecer o fim do confinamento de dois meses, em 31 de maio de 2022.  — Foto: Hector Retamal/ AFP
Moradoras de Xangai conversam na rua após o governo local estabelecer o fim do confinamento de dois meses, em 31 de maio de 2022. — Foto: Hector Retamal/ AFP

Os habitantes da cidade se reuniram em pequenos grupos para conversar nos parques e os funcionários de lojas e mercados se prepararam para receber os clientes.

“Este é o momento que esperávamos há muito tempo”, comemorou o governo municipal de Xangai nas redes sociais.

Agente de limpeza em bicicleta pelas ruas de Xangai, em 31 de maio de 2022. A flexibilização ainda não é total na cidade. — Foto: Hector Retamal/ AFP
Agente de limpeza em bicicleta pelas ruas de Xangai, em 31 de maio de 2022. A flexibilização ainda não é total na cidade. — Foto: Hector Retamal/ AFP

O retorno total à normalidade, no entanto, ainda não é completo, e mais de meio milhão de pessoas continuam submetidas a restrições severas.

Os centros comerciais, supermercados, farmácias e salões de beleza podem funcionar apenas com 75% de sua capacidade. Academias e cinemas continuam fechados em sua maioria e a reabertura das escolas será examinada caso a caso.

Irritação entre os moradores

Mas, depois de dois meses em silêncio, a cidade voltou a recuperar alguns sinais de normalidade. As grandes cercas amarelas ao redor dos edifícios residenciais foram retiradas na terça-feira (31).

E a famosa avenida histórica de Bund, às margens do rio Huangpu e que atravessa a cidade, recuperou um pouco de vida com moradores impacientes para tirar fotos.

Trabalhadores de um shopping da cidade mostram exames de Covid-19 para poder entrar no local, em 31 de maio de 2022.  — Foto: Hector Retamal/ AFP
Trabalhadores de um shopping da cidade mostram exames de Covid-19 para poder entrar no local, em 31 de maio de 2022. — Foto: Hector Retamal/ AFP

Chen Ying, que trabalha com comércio eletrônico, continuará trabalhando de casa, mas aproveitará a flexibilização para passear com o filho de dois anos.

“Deveríamos ter sido livres desde o início, então que não esperem que esteja profundamente agradecida”, disse à agência France Presse.

O confinamento da maior cidade da China irritou a população.

Apesar do aumento vertiginoso de casos positivos em março, o governo municipal descartou em um primeiro momento o confinamento, alegando a importância de Xangai para a economia. Mas as autoridades mudaram de ideia no início de abril e decidiram confinar toda a cidade. Alguns moradores já estavam isolados antes mesmo da data.

Durante o período, muitas pessoas reclamaram dos problemas de abastecimento de produtos frescos e de acesso ao atendimento de saúde não vinculado à Covid.

G1
Compartilhe  

últimas notícias