Diário de São Paulo
Siga-nos
TRAGÉDIA

Terremoto em Taiwan deixa nove mortos; vídeo mostra destruição

O diretor do Centro Sismológico de Taiwan afirmou que, o terremoto já é o mais forte que atingiu o país desde 1999

O diretor do Centro Sismológico de Taiwan afirmou que, o terremoto já é o mais forte que atingiu o país desde 1999 - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
O diretor do Centro Sismológico de Taiwan afirmou que, o terremoto já é o mais forte que atingiu o país desde 1999 - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Ana Rodrigues Publicado em 03/04/2024, às 08h23


Na noite da última terça-feira (2) - no fuso horário do Brasil - um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu uma região próxima de Taiwan. De acordo com as autoridades locais, nove pessoas morreram e centenas de pessoas ficaram feridas.

Segundo o UOL, o corpo de bombeiros alegou que, pelo menos três vítimas morreram esmagadas por pedras após deslizamento de terra no condado de Hualien, epicentro do tremor. 77 pessoas estão presas sobe escombros, sendo 60 delas em um túnel e outras em edifícios em Hualien.

O terromoto chegou a magnitude de 7,5 na escala Richter e foi registrado pela agência meteorológica japonesa às 8h58, no horário local. O local que sentiu maior intensidade do terremoto foi a região da Ilha Yonaguni.

As autoridades informaram que um grupo de 50 pessoas desapareceu a caminho de um parque nacional. E, um motorista de caminhão também morreu em um deslizamento de terra ao se aproximar de um túnel.

Parte de uma estrada em Taiwan desabou. Foram registrados pelo menos nove deslizamentos de terra na rodovia Suhua, ao longo da costa leste de Hualien.

A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen convocou as Forças Armadas para o apoio nos trabalhos de emergência.

Terremoto histórico no país

O diretor do Centro Sismológico de Taiwan, Wu Chien-fu afirmou que, o terremoto já é o mais forte que atingiu o país desde 1999. 

Locais próximos a Taiwan afirmaram que foram atingidas por outros terremotos. Às 21h11 (horário de Brasília), a agência japonesa registrou um terremoto de magnitude 6,6; às 21h35 outra ocorrência de 6,3; Às 21h46, um alerta menor foi emitido na província de China, com magnitude de 3,3.

As autoridades de Taiwan e do Japão emitiram alertas de tsunami para as suas regiões costeiras, prevendo ondas de três metros. Porém, o aviso foi cancelado cerca de três horas depois, por volta das 11h no horário local. O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) indicou magnitude de 7,4. A agência sismológica das Filipinas também emitiu um alerta de tsunami para as áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico.

A mídia estatal chinesa informou que tremores foram sentidos em Xangai e na província de Fujian.

Confira imagens do local:

Compartilhe  

últimas notícias