Cerimônia oficial de posse está prevista para a próxima terça-feira (1)
William Oliveira Publicado em 27/09/2024, às 12h40
Nesta sexta-feira (27), o ex-ministro da Defesa do Japão, Shigeru Ishiba, foi anunciado como o novo primeiro-ministro do país, após uma votação interna do Partido Democrático Liberal (PDL), que domina a política nacional desde o final da Segunda Guerra Mundial. Ishiba assume o cargo em um momento de turbulência, substituindo Fumio Kishida, cujo governo foi marcado por escândalos e uma queda significativa na popularidade.
Entre as primeiras declarações de Ishiba como líder, ele destacou um conjunto de prioridades para enfrentar os desafios econômicos e de segurança do Japão. Esses objetivos incluem o combate à alta inflação e à desvalorização do iene, além do fortalecimento da política regional para garantir maior estabilidade e segurança ao país. Ishiba também enfatizou a necessidade de reconquistar a confiança dos eleitores no PDL, partido visto como um pilar da estabilidade nacional.
"Farei o máximo para acreditar nas pessoas, para falar a verdade com coragem e sinceridade e para fazer deste país um lugar seguro, no qual todos possam viver com um sorriso no rosto novamente", afirmou Ishiba.
A cerimônia oficial de posse está agendada para a próxima terça-feira (1) e espera-se que Ishiba seja rapidamente inserido nas atividades das principais instituições internacionais das quais o Japão faz parte, incluindo o G7.
A administração de Ishiba será observada com grande expectativa, especialmente em relação às suas medidas para revitalizar a economia japonesa e restaurar a popularidade do Partido Democrático Liberal. As relações com aliados estratégicos, particularmente os Estados Unidos, também são uma prioridade em sua agenda.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Os únicos dois lugares no Brasil que não participam das eleições municipais
Após dias gelados, calor intenso retorna a São Paulo antes das eleições
Lula deve sancionar nova lei que aumenta pena para feminicídio
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o 2º homem mais rico do mundo; veja lista
A cada 3 horas, um celular é roubado ou furtado na região de Piracicaba