Diário de São Paulo
Siga-nos
Crise mundial iminente

Países exportadores de petróleo anunciam corte surpresa na distribuição mundial, abalando economia global

Produtores buscam aumentar preços mesmo com queda na demanda

Países exportadores de petróleo anunciam corte surpresa na distribuição mundial, abalando economia global - Imagem: Freepik
Países exportadores de petróleo anunciam corte surpresa na distribuição mundial, abalando economia global - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 03/04/2023, às 08h31


Ameaça global! Países líderes da produção de petróleo anunciam corte surpresa na produção para aumentar preços, gerando tensão com países ocidentais. 

O grupo de maiores produtores de petróleo do mundo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), liderado pela Arábia Saudita, anunciou no domingo (02) uma redução na produção de petróleo em mais de 1 milhão de barris por dia, com o objetivo de aumentar o preço do produto diante da queda da demanda.A medida pode gerar conflitoscom países ocidentais, em especial os Estados Unidos, que já enfrentam disputas por baixos estoques do produto.

A Arábia Saudita, que irá reduzir sua produção em 5%, o que equivale a 500 mil barris diários, tomou a iniciativa, enquanto a Rússia decidiu manter sua produção em 500 mil barris diários até o fim do ano. 

A decisão foi surpreendente para o setor petrolífero, já que não houve uma reunião formal da organização. A Opep+ busca se recuperar da forte queda nos preços do petróleocausada pela crise bancária na Europa e nos Estados Unidos, que levou à diminuição da demanda pelo produto.

Compartilhe  

últimas notícias