Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

OMS monitora casos de pneumonia misteriosa na Argentina

Argentina relatou o décimo caso da doença na última sexta-feira (2)

OMS monitora casos de pneumonia misteriosa na Argentina - imagem: Freepik
OMS monitora casos de pneumonia misteriosa na Argentina - imagem: Freepik

Fernanda Viana Publicado em 03/09/2022, às 21h32


A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando dez casos de uma pneumonia de origem desconhecida em um hospital da província de Tucumán, na Argentina. Surto já provocou três mortes.

Os casos estão ligados à clínica privada Luz Médica, na cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da OMS.

Os primeiros pacientes começaram a apresentar sintomas entre os dias de 18 e 22 de agosto e nesta sexta-feira (2), a Argentina relatou o décimo caso.

Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar.

Segunda a Opas, testes iniciais para vírus respiratórios e de outros agendes, como bactérias, ou fungos, deram negativo. Amostras biológicas foram enviadas à Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde da Argentina para testes adicionais, que incluirão análise da presença de toxinas.

Segundo jornais locais, os primeiros resultados dos testes enviados ao Instituto Nacional de Microbiologia Dr. Malbrán deram positivo para a bactéria legionella.

Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minnesota, nos EUA, acredita que doença está ligada a algo que os pacientes inalaram, já que relatórios apontam que os pulmões são fortemente atacados.

Segundo ele, "doenças misteriosas", na maioria das vezes, podem ser explicadas por algum surto local que não tem implicações pandêmicas.

Hector Sale, presidente da faculdade de medicina da província de Tucumán, afirma que esse não é um caso de transmissão de pessoa para pessoa, já que não foram identificados casos entre contatos próximos entre pacientes

Compartilhe  

últimas notícias