Diário de São Paulo
Siga-nos
Ataque em Massa

Ofensiva no Irã: ataque a escola feminina deixa 85 mortos

Ataques coordenados entre Israel e EUA resultam em 201 mortos e 747 feridos no Irã; primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirma que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi alvo direto dos ataques

Ataque a escola feminina deixa 85 mortos - Imagem: Reprodução / X / @iMirchiMasala
Ataque a escola feminina deixa 85 mortos - Imagem: Reprodução / X / @iMirchiMasala

William Oliveira Publicado em 28/02/2026, às 18h05


Um ataque atribuído a Israel deixou ao menos 85 mortos neste sábado (28) após atingir uma escola para meninas na cidade de Minab, na província iraniana de Hormozgan, próxima ao Estreito de Ormuz, segundo a agência estatal IRNA. Em outro episódio, 15 pessoas morreram após um bombardeio atingir um ginásio em Lamerd, também no sul do país.

A ofensiva integra uma ação coordenada entre Israel e os Estados Unidos contra o Irã nas primeiras horas do dia. Explosões foram registradas em Teerã e em outras cidades, enquanto o Irã respondeu com mísseis contra território israelense e ataques a bases americanas na região.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi alvo direto da operação e declarou haver indícios de que ele tenha sido morto. A informação também foi confirmada por outra fonte israelense ouvida pela Reuters, sob condição de anonimato.

Apesar das declarações, autoridades iranianas não confirmaram a morte de Khamenei. Fontes indicam que ele não estava em Teerã no momento dos ataques e seu paradeiro segue desconhecido. Já o governo iraniano afirmou que o presidente Masoud Pezeshkian está em segurança.

Até o momento, o ataque conjunto entre Israel e Estados Unidos deixou ao menos 201 mortos e 747 feridos, segundo informações da imprensa iraniana.


últimas notícias