Diário de São Paulo
Siga-nos
Posse

Foto de Liz Truss sendo empossada pela Rainha Elizabeth no castelo se torna histórica; veja

A primeira-ministra, que irá substituir Boris Johnson, tomou posse nesta terça (6)

Liz Truss é recebida pela Rainha Elizabeth em castelo - Imagem: montagem. reprodução/Twitter @AgênciaBrasil e @Saviobrittos
Liz Truss é recebida pela Rainha Elizabeth em castelo - Imagem: montagem. reprodução/Twitter @AgênciaBrasil e @Saviobrittos

Thais Bueno Publicado em 06/09/2022, às 14h45


Nova primeira-ministra do Reino Unido e substituta de Boris Johnson, Liz Truss foi empossada nesta terça-feira (6) pelas mãos de uma presença histórica: a Rainha Elizabeth II.

A cerimônia ocorreu em um castelo da própria família real, na Escócia. Veja a imagem:

rainha-elizabeth-lizz-truss
Liz Truss é recebida pela Rainha Elizabeth em castelo / Imagem: reprodução/Twitter @RoyalFamily

Vale lembrar que, com a renúncia de Boris Johnson no mês de julho devido a forte crise no seu governo e pressões para deixar o cargo, eleições foram convocadas para a escolha de um novo primeiro-ministro para o Reino Unido. Dessa forma, Liz Truss foi eleita pelo Partido Conservador.

Em seu primeiro discurso oficial como primeira-ministra, porém com hora marcada para voltar a Londres, Truss afirmou: 

Acabei de aceitar o convite da Rainha para formar um governo".

Além disso, também elogiou seu antecessor e ressaltou a necessidade da criação de novos empregos, da redução do custo de vida das famílias e do aumento em investimentos na infraestrutura.

Johnson também esteve presente na cerimônia para a famosa "passagem de bastão".

Geralmente, esse tipo de formalidade acontece no Palácio de Buckingham; contudo, por problemas de mobilidade e saúde da Rainha Elizabeth II, teve de ser realizada na Escócia.

O ex primeiro-ministro, no entanto, não parecia contente durante a posse de sua sucessora - declarou, em seu discurso de despedida, que se sentia injustiçado e que foi retirado do poder antes do momento certo.

Seu pronunciamento ocorreu em frente à sede do governo britânico, na Downing Street.

"O bastão será entregue no que inesperadamente acabou sendo uma corrida de revezamento. Eles (deputados) mudaram as regras no meio do caminho, mas isso não importa agora (...) Mas como Cincinato (ditador romano que voltou ao poder após se aposentar), eu estou retornando ao meu plano", disse Johnson.

Compartilhe  

últimas notícias