Diário de São Paulo
Siga-nos

Rainha Elizabeth acena à multidão em comemoração de Jubileu

Monarca perderá missa na sexta-feira

RAINHA ELIZABETH
RAINHA ELIZABETH

Redação Publicado em 03/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 06h56


Uma sorridente rainha Elizabeth acenou para a multidão que se reuniu do lado de fora do Palácio de Buckingham, nessa quinta-feira (2), no início dos quatro dias de pompa, festas e paradas no Reino Unido para comemorar os seus 70 anos no trono britânico.Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no AmazonasConselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

A monarca de 96 anos apareceu na varanda ao lado da sua família, mas o palácio posteriormente disse que ela sofreu uma recaída em seus problemas de mobilidade e sentiu certo desconforto, e não comparecerá mais à missa de Ação de Graças na sexta-feira.

A rainha reduziu suas aparições públicas nos últimos meses devido a “problemas episódicos de mobilidade”, e o palácio afirmou que as decisões de comparecer a eventos que marcam o Jubileu de Platina serão tomadas mais em cima da hora.

“A rainha gostou muito da Parada e do Desfile Aéreo de Aniversário de hoje (quinta-feira), mas sentiu certo desconforto”, disse o palácio em comunicado.

“Considerando a jornada e as atividades exigidas para participar do Serviço Nacional de Ação de Graças de amanhã (sexta-feira) na Catedral de São Paulo, sua majestade, com grande relutância, concluiu que não comparecerá”.

A rainha posteriormente apareceu em sua casa no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, para iluminar o Farol Principal do Jubileu de Platina, um dos milhares que serão acesos no Reino Unido e na Commonwealth na noite desta quinta-feira.

A notícia da ausência da rainha da missa de sexta-feira ofuscou o primeiro dia das celebrações do Jubileu de Platina, com dezenas de milhares de entusiastas da família real alinhados nas ruas de Londres para uma parada militar.

Elizabeth, usando uma bengala e vestindo uma roupa azul, foi acompanhada pelo filho e herdeiro, príncipe Charles, de 73 anos; o filho mais velho dele, príncipe William, e a esposa dele Kate, e outros membros da família real na varanda do Palácio de Buckingham.

Enquanto a família acenava à multidão e aproveitava o sobrevoo da Força Aérea Real, Louis –filho de 4 anos de William– tampou os ouvidos e gritou com os aviões que passavam acima. Ele depois deu saltos quando os jatos Red Arrow soltaram fumaças vermelhas, brancas e azuis.

Elizabeth está no trono há mais tempo do que qualquer um dos seus antecessores e é a terceira monarca mais longeva da história de um Estado soberano. Pesquisas de opinião mostram que ela continua muito popular e respeitada entre o povo britânico.

Líderes mundiais como o presidente norte-americano, Joe Biden, o francês Emmanuel Macron, o papa Francisco e ex-primeiros-ministros do Reino Unido estiveram entre os que enviaram mensagens positivas para ela.

“Obrigado a todos que estiveram envolvidos na convocação de comunidades, famílias, vizinhos e amigos para marcar meu Jubileu de Platina, no Reino Unido e em toda a Commonwealth”, afirmou a rainha, que apareceu na sacada do Palácio de Buckingham durante um desfile militar, em um comunicado.

“Continuo inspirada pela boa vontade que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo.”

Agência Brasil
Compartilhe  

últimas notícias