Diário de São Paulo
Siga-nos
Mundo

Após saída de Boris Johnson, Liz Truss é a nova primeira ministra do Reino Unido

Truss é a quarta primeira-ministra dos Conservadores desde 2015

Liz Truss é a nova 1º ministra do Reino Unido - imagem: reprodução Instagram @columna_digital
Liz Truss é a nova 1º ministra do Reino Unido - imagem: reprodução Instagram @columna_digital

Fernanda Viana Publicado em 05/09/2022, às 15h49


Liz Truss foi escolhida como líder do Partido Conservador nesta segunda-feira (5) e irá substituir Boris Johnson como nova primeira-ministra do Reino Unido.

A votação foi feita entre 170 mil integrantes do Partido Conservador em todo o Reino Unido.

O cargo foi disputado na reta final entre Truss, atual secretária de Relações Exteriores, e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. Truss obteve 81.326 votos, enquanto Sunak totalizou 60.399.

Truss deve assumir oficialmente como premiê apenas amanhã, após viajar a Balmoral, na Escócia, para encontrar-se com a rainha Elizabeth 2ª e, junto a Boris Johnson, realizar formalmente a transferência do cargo.

Em discurso, a futura premiê também prometeu combater a crise energética, causada pela redução do gás natural proveniente da Rússia. Também prometeu entregar resultados que convertam em votos para o partido nas eleições parlamentares de 2023.

Ela é a quarta primeira-ministra dos Conservadores desde 2015.

Em uma publicação no Twitter, Liz Truss se diz "honrada" com a votação e prometeu ao eleitorado ações incisivas para "conduzir todos nós por esses tempos difíceis, fazer nossa economia crescer e libertar o potencial do Reino Unido".

Compartilhe  

últimas notícias