Diário de São Paulo
Siga-nos
Progresso!

Conquista! Escócia se torna primeiro país a distribuir absorventes de graça

A medida tem como objetivo erradicar a pobreza menstrual

A medida tem como objetivo erradicar a pobreza menstrual - Imagem: Freepik
A medida tem como objetivo erradicar a pobreza menstrual - Imagem: Freepik

João Perossi Publicado em 17/08/2022, às 11h55


A Escócia, país mais ao norte do Reino Unido, implementou na última segunda-feira (15) uma nova legislação que prevê distribuição gratuita de absorventes menstruais para seus cidadãos. 

A legislação Lei dos Produtos Menstruais (Fornecimento Gratuito) (Escócia), que foi aprovada em 2020 no Parlamento de Edimburgo, declara como direito de todo cidadão o acesso a artigos sanitarios, que serão distribuídos de maneira gratuita em escolas e repartições pública.

Segundo a Secretária de Justiça Social Shona Robison, os cidadãos escoceses estão passando por um momento em que estão sendo obrigados a fazer "escolhas difíceis devido à crise do custo de vida". 

"Prover acesso grátis a produtos menstruais é fundamental para a igualdade e a dignidade, e remove as barreiras financeiras em acessá-los", afirma Robison.

Além da distribuição gratuita em repartições públicas, a lei também prevê incentivos à uma campanha para combater o estígma que circula a menstruação, e lançou em paceria com a iniciativa Hey Girls, o aplicativo PickupMyPeriod, que fornece informação sobre os pontos de distribuição dos mods.

"Estou grata a todas as jovens e meninas que foram essenciais em desenvolver os produtos para suprir as suas necessidades", finalizou Shona Robison.

Compartilhe  

últimas notícias