Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Mulher é atacada por policiais na China por usar quimono japonês; assista

A vítima relatou o confronto com os guardas na plataforma Weibo

A ação policial aconteceu no dia 10 de agosto, segundo a vítima - Imagem: Reprodução/Twitter @manyapan
A ação policial aconteceu no dia 10 de agosto, segundo a vítima - Imagem: Reprodução/Twitter @manyapan

Mateus Omena Publicado em 17/08/2022, às 16h41


Uma mulher foi detida pela polícia em um espaço público em Suzhou, no leste da China, apenas por vestir um quimono japonês. O caso aconteceu no dia 10 de agosto e foi divulgado pela vítima na plataforma Weibo, rede social chinesa, e deixou muitos internautas indignados com a abordagem policial.

De acordo com o jornal Oriental Daily, os guardas alegaram que a jovem era suspeita de “provocar brigas e causar problemas”.

A mulher vestiu o quimono japonês de cores branca e vermelha e participou de uma sessão de fotos na rua Huaihai, espaço popular no país, com lojas, bares e restaurantes japoneses, para recriar uma cena do anime "Summer Time Rendering".

Na rede social, ela relatou que esperava na fila para comprar um lanche quando ela e seu fotógrafo foram abordados pela polícia.

A mulher afirmou que o policial teria gritado com ela: "Se você viesse de hanfu (roupa tradicional chinesa), eu nunca diria isso, mas você usa um quimono. Para um chinês, você é chinesa?". E ela, insatisfeita, teria questionado se ele poderia falar tão alto com ela, ao que o agente teria respondido apenas "Sim".

A jovem conta que a polícia considerou que ela estaria ali "provocando brigas e provocando confusão" e teria chegado a puxá-la com violência, rasgando sua roupa.

Na publicação, ela informou que depois que chegou à delegacia, suas fotos e informações do celular foram roubadas e o quimono foi confiscado pela polícia. A jovem não entende o motivo de ódio contra a cultura japonesa ou de outros países. "É errado eu gostar de alguma coisa?".

Horas depois, a mulher postou um pedido de desculpas no Weibo e excluiu todas as postagens, fotos e vídeos.

“Desculpe, eu não deveria usar roupas japonesas na rua, independentemente das emoções das pessoas. Este é um comportamento errado e muito perigoso. Isso fere os sentimentos nacionais e eu sinto muito. Sinto muito”, declarou.

Apesar da polêmica, o assunto gerou um grande debate e dividiu opiniões entre os chineses no Weibo. Ao contrário de alguns defenderam a mulher, muitos usuários concordaram com as ações da polícia.

"Como você se atreve como chinesa?", disseram muitos internautas.

Segundo o jornal Diário Econômico da China, o uso de quimonos no país é controverso devido aos conflitos históricos com o Japão, e alinhamento do rival com os Estados Unidos.

A rejeição ao Japão tem crescido entre muitos chineses desde que o presidente Xi Jinping passou a ter novas divergências com o país vizinho, especialmente pelas ameaças de uma invasão militar chinesa à ilha de Taiwan. No entanto, as rixas entre japoneses e chineses também envolvem conflitos antigos que continuam sendo alimentados por grupos nacionalistas.

Hu Xijin, ex-editor-chefe do Global Times da China, disse, em artigo, que os quimonos não devem ser tolerados nas cidades abertas da China. No entanto, quando uma mulher quiser usar um quimono, deve prestar atenção ao ambiente ao seu redor para evitar que ela se sinta insultada.

Veja o vídeo da agressão policial:

Compartilhe  

últimas notícias