Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições na Argentina

Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich: Os três caminhos para a Argentina

É amplamente aceito que o Estado requer reformas, mas o grau e a abordagem dessas reformas estarão sujeitos à escolha do presidente eleito

Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich - Imagem: Reprodução | Twitter
Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich - Imagem: Reprodução | Twitter

Marina Roveda Publicado em 22/10/2023, às 14h45


As eleições presidenciais na Argentina são um momento crucial para o país, marcado pela reconfiguração de suas principais forças políticas. Desde 2003, a política argentina tem sido dominada pelo peronismo, especificamente pela vertente de esquerda liderada por Néstor Kirchner e sua esposa, Cristina Kirchner. No entanto, as eleições de 2023 introduzem uma dinâmica diferente, com três candidatos competitivos com abordagens políticas distintas:

  1. Sergio Massa: Ele é considerado um candidato centrista e tem raízes no peronismo. Massa já ocupou cargos no governo, incluindo o Ministério da Economia. Suas propostas abrangem medidas sociais e econômicas, como a recuperação do poder de compra das famílias e a distribuição gratuita de medicamentos.

  2. Patricia Bullrich: Representando a direita tradicional, Bullrich adota uma postura de "lei e ordem" em relação à segurança. Ela propõe políticas mais rígidas de combate ao crime, incluindo reformas nas penas para menores de idade e nos regimes dos funcionários públicos.

  3. Javier Milei: Este candidato emergiu como uma figura surpreendente de extrema direita nas eleições argentinas. Ele prega a drástica redução do tamanho do Estado, com cortes em ministérios e privatizações de empresas estatais. Milei também menciona a possível dolarização da economia, embora seus planos nesse sentido sejam ambíguos.

Além das diferentes abordagens políticas, a Argentina enfrenta desafios significativos, como a inflação descontrolada, a escassez de dólares e questões de segurança. Os candidatos têm abordagens divergentes para resolver esses problemas, refletindo suas visões distintas.

As eleições de 2023 na Argentina representam uma transformação nas dinâmicas políticas do país, afastando-se do padrão tradicional de polarização entre candidatos kirchneristas e antikirchneristas.

Compartilhe  

últimas notícias