O bilionário Elon Musk lamentou o incidente
Mateus Omena Publicado em 12/07/2022, às 18h25
Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX para a espaçonave Starship explodiu durante teste de solo na segunda-feira (11), no sul do Texas, Estados Unidos. Não houve feridos, segundo a NASA.
A transmissão do teste foi feita ao vivo pelo canal NASA Spaceflight, que mostrou o momento em que a base do foguete sofre uma explosão repentinamente e é tomada pelas chamas.
Holy moly. Well, that was unexpected!https://t.co/dUUqw7ojRvpic.twitter.com/7IGztPuE12
— Chris Bergin - NSF (@NASASpaceflight) July 11, 2022
O foguete Starship é o veículo de lançamento visado pelo bilionário Elon Musk para tornar as viagens espaciais humanas mais rotineiras quanto aos deslocamentos por avião. No entanto, o incidente não é inédito, pois, entre 2020 e 2021, a companhia também perdeu protótipos durante testes.
Nas redes sociais, Musk se pronunciou em relação ao acidente com o foguete.
"Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, disse o bilionário no Twitter.
A agência de notícias Reuters informou que a falha ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital.
No início do ano, Elon Musk anunciou que a possibilidade do primeiro voo orbital do Starship acontecer ainda em 2022 e detalhou os seus planos para o foguete: lançamento de satélites e missões à Lua, entre elas uma privada, com o bilionário japonês Yusaku Maezawa a bordo.
Apesar do susto, a SpaceX preferiu não comentar a explosão com os veículos de imprensa internacionais. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) também não informou se investigará o incidente.
De acordo com a Reuters, no final de 2020 e início de 2021, a SpaceX perdeu quatro protótipos da própria nave estelar em vários lançamentos de teste de alta altitude, quando as tentativas de pouso de retorno falharam e as naves explodiram.
A SpaceX lançou 46 satélites Starlink no último domingo (10) e pousou o primeiro estágio de um foguete Falcon 9 no mar. As operações foram transmitidas pelo canal da empresa no YouTube.
Leia também
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Cantora faz revelações bombásticas e aponta Beyoncé e Jay-Z em suposto esquema "perverso" com Diddy; entenda
Pesquisa eleitoral em São Bernardo do Campo aponta Marcelo Lima na frente para prefeitura
EUA e Reino Unido realizam ofensiva surpresa contra o grupo Houthi no Iémen
X cumpre pagamento de multas impostas por Moraes e solicita desbloqueio da rede no Brasil
Novas evidências podem libertar os irmãos Menéndez; entenda