Diário de São Paulo
Siga-nos
Legado

Filhos do príncipe Harry e Meghan Markle agora podem usar títulos reais

Mudança ocorre após polêmica declaração da ex-atriz sobre a posição dos filhos na família real

Príncipe Harry e a esposa Meghan Markle junto com os filhos Lilibeth e Archie - Imagem: Reprodução/DailyMail
Príncipe Harry e a esposa Meghan Markle junto com os filhos Lilibeth e Archie - Imagem: Reprodução/DailyMail

Mateus Omena Publicado em 09/09/2022, às 18h32


Archie Mountbatten-Windsor, filho do príncipe Harry e Meghan Markle, agora é tecnicamente um príncipe após a morte da bisavó paterna, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8).

A mudança na posição da criança dentro da família ocorre um ano depois que sua mãe afirmou controversamente que o título havia sido negado a ele, por causa de sua afrodescendência.

Além dele, sua irmã mais nova, Lilibet “Lili” Mountbatten-Windsor, também tem direito a ser princesa após a morte e a ascensão de seu avô Charles, o príncipe de Gales, ao trono, como Charles III, informou o jornal inglês The Guardian.

Contudo, o duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan Markle, não verão mudanças em seus títulos reais.

Meghan havia declarado durante uma entrevista em março do ano passado com a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey sobre seu choque ao saber que Archie não obteria proteção especial porque ele não tinha título. Ela apontou que a decisão foi tomada pelo fato do menino ser mestiço

O casal indicou na entrevista que esperavam que Archie recebesse o título de príncipe depois que Charles ascendesse ao trono, mas que lhes foi dito que os protocolos seriam alterados, para que a criança não fosse “excluída” da família real.

Sob protocolos estabelecidos pelo rei George V em 1917, os filhos e netos de um soberano têm o direito automático ao título de Sua Alteza Real ou Sua Alteza Real (SAR) e príncipe ou princesa.

Na época em que Archie nasceu, ele era bisneto de um soberano, não neto. Mas para impedi-lo de se tornar um príncipe, o rei teria que emitir uma Carta Patente alterando o direito de Archie de ser um príncipe e o direito de Lili de ser uma princesa.

A declaração de George V significava que apenas o príncipe George, como bisneto do monarca na linha direta de sucessão ao trono, tinha originalmente o direito de ser príncipe, pois ele é o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales .

A linha de sucessão também foi reorganizada após a morte da rainha, assim o príncipe William passou a ser o próximo na linha de sucessão ao trono, informou o jornal Daily Star.

Ele é seguido pelo Príncipe George (9), Princesa Charlotte (7), Príncipe Louis (4), Príncipe Harry e Archie (3).

Compartilhe  

últimas notícias