Diário de São Paulo
Siga-nos
Concurso de foto

Veja 6 imagens de tirar o fôlego que conquistaram o Prêmio de Fotografia de Mangue 2022

As fotografias detalham o impressionante ecossistema dos manguezais

Um crocodilo flagrado em meio ao mundo da natureza. - Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project
Um crocodilo flagrado em meio ao mundo da natureza. - Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project

Juliane Moreti Publicado em 09/11/2022, às 14h36


O Mangrove Photography Awards (Prêmio de Fotografia de Mangue) deste ano foi de encantar os apaixonados pelos animais silvestres. Dessa vez, Tanya Houppermans foi a grande vencedora da foto mais impressionante do ecossistema selvagem.

Em seu oitavo ano, a premiação é um concurso realizado e organizado pela Mangrove Action Project, que tem o intuito de mostrar, por meio da arte fotográfica, as relações entre a vida selvagem, comunidades costeiras e áreas do mangue, expondo a encantadora vivência desses ecossistemas únicos, tanto em cima quanto embaixo d'água.

A foto campeã de 2022, em 'Vencedor Geral' de 'Fotógrafo de mangue do ano', de acordo com os jurados, foi de Tanya, uma exploradora, mergulhadora científica e criadora de imagens que defendem o oceano e seus habitantes.

Na imagem, nomeada de 'Guardian of The Mangroves' (Guaridão dos Manguezais), é possível visualizar perfeitamente um crocodilo americano (Crocrodylus acutus) submerso nos manguezais dos Jardins da Rainha, um arquipélago da Costa de Cuba, detalhando sua natureza e o ambiente em que o animal vive.

''A população saudável de crocodilos americanos está reduzida à condição primeira dos mangues e eu queria capturar close-ups deste gentil gigante no seu habitat natural. Espero que esta imagem possa ilustrar que proteger áreas como esta é muito importante'', comentou a exploradora segundo a publicação de Mangrove Photography no Instagram.

Ao todo, mais de 2.000 imagens foram enviadas de 68 países, revelando capturas fascinastes do mundo animal. As fotos, segundo o site Photography Mangrove, são um lembrete convincente da importância dos manguezais para a diversidade em nossas costas.

Em 1˚ lugar:

Foto em primeiro lugar: Guardian of the Mangroves - Tanya Houppermans I Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project 

Em 2˚ lugar:

Segundo lugar: Caçadores de mel - Muhammad Mostafigur, Bangladesh I Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project 

Em 3˚ lugar:

Terceiro lugar: Praias Eat Sumba - Loic Dupuis, Indonésia I Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project 

Em 4˚ lugar:

Quarto lugar: Carangueijo azul - Matin Broen, México I Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project 

Em 5˚ lugar:

Quinto lugar: Lagarto Monitor de Água - Kei Miyamoto Indonésia I Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project 

Em 6˚ lugar:

Sexto lugar: Flamingo maior - Jayakumar MN, Indonésia I Imagem: reprodução I Site Photography Mangrove Action Project 
Compartilhe  

últimas notícias