A decisão de Trump reflete descontentamento com a nova legislação sul-africana que permite a expropriação de terras sem compensação

por Marina Milani
Publicado em 09/02/2025, às 12h08
Na última sexta-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma decisão drástica: a suspensão indefinida de toda a assistência ao governo da África do Sul. A medida foi justificada por acusações de que o governo sul-africano estaria "confiscando" terras pertencentes à minoria branca, além de uma postura crítica em relação ao Estado de Israel.
Em um comunicado oficial, Trump afirmou: "Enquanto a África do Sul persistir em suas práticas injustas e imorais que afetam nossa nação, os Estados Unidos não oferecerão ajuda ou assistência à África do Sul". Essa declaração foi formalizada por meio de uma ordem executiva que reflete o descontentamento da administração americana com as políticas de expropriação de terras em vigor no país africano.
Além disso, o presidente americano expressou seu apoio ao reassentamento nos Estados Unidos de "refugiados afrikaner", referindo-se à minoria branca descendente de colonos holandeses que alegam sofrer discriminação racial sob o governo da África do Sul. Trump mencionou que uma nova legislação aprovada no país permite a expropriação de propriedades agrícolas pertencentes à etnia afrikaner sem a devida compensação, considerando isso um "ultraje contra os direitos dos cidadãos sul-africanos".
A condenação por parte dos Estados Unidos se estendeu às ações da África do Sul no cenário internacional, onde o governo tem adotado posições firmes contra os EUA e seus aliados, incluindo acusações de genocídio dirigidas a Israel perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ). Embora Trump já tenha suspendido a ajuda humanitária global por um período inicial de 90 dias, as sanções específicas contra a África do Sul terão duração indeterminada.
A decisão do presidente Trump coincide com a suspensão da participação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20, programada para acontecer na África do Sul. Nos últimos dias, as críticas da administração Trump ao governo sul-africano aumentaram, especialmente após a promulgação de uma lei pelo presidente Cyril Ramaphosa em 23 de janeiro, que facilita o processo de expropriação de terras para fins de interesse público, desde que haja compensação justa.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Sabesp conclui primeira fase de reparos em cratera que deixou nove desabrigados em Osasco

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Anvisa libera nova vacina contra a gripe para pessoas a partir de seis meses

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Ônibus da EMTU invade casa após motorista errar caminho em Itapevi