Ratan Tata, dono da Jaguar e Land Rover, faleceu no dia 9 de outubro, aos 86 anos

William Oliveira Publicado em 29/10/2024, às 09h19
O empresário indiano Ratan Tata, que faleceu em 9 de outubro, aos 86 anos, em Mumbai, em um gesto que demonstra seu afeto pelo animal de estimação, Tito, ele destinou parte significativa de sua fortuna, avaliada em R$ 673,5 milhões, para assegurar o bem-estar do cão.
Conforme divulgado pelo jornal India Today, o testamento de Tata estabelece que Tito terá acesso a "gastos ilimitados" para seus cuidados ao longo da vida. Além disso, o mordomo e o cozinheiro do empresário receberam fundos para garantir a manutenção do cuidado ao pet.
Apesar da atenção dada ao animal, a maior porção do patrimônio de Tata foi direcionada à Ratan Tata Endowment Foundation (RTEF), uma fundação sem fins lucrativos que ele estabeleceu em 2022 com foco em filantropia e bem-estar social. Seus familiares, incluindo um irmão e duas meias-irmãs, ficaram com uma parcela menor da herança.
Tata era conhecido por sua posse das marcas automobilísticas Land Rover e Jaguar. Ele não deixou filhos nem foi casado.
No Brasil
No contexto brasileiro, o cenário é diferente quando se trata de heranças destinadas a animais. Segundo a advogada Daniela Vespucci, no Brasil não é possível legar diretamente bens para um animal, pois eles não possuem personalidade jurídica.
"São considerados herdeiros necessários: cônjuge, viúvo(a), filhos, pais e outros parentes, como primos, até o quarto grau. Além disso, pode ser direcionado cerca de 50% do valor da herança (em caso de parentes vivos) para amigos, cuidadores, dentre outros", afirmou Vespucci.
Se alguém comete homicídio tentado ou consumado contra o autor da herança ou seus familiares diretos, perde o direito à herança. No caso de pets, o tutor pode ser nomeado no testamento como responsável pela guarda e cuidado do animal após o falecimento do dono, mas essa pessoa deve estar listada como herdeira no documento legal.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Sabesp conclui primeira fase de reparos em cratera que deixou nove desabrigados em Osasco

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Anvisa libera nova vacina contra a gripe para pessoas a partir de seis meses

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Ônibus da EMTU invade casa após motorista errar caminho em Itapevi