Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: poluição plástica é o tema deste ano; entenda

De malefícios para o planeta até câncer, a problemática desse material vem crescendo cada vez mais

Dia Mundial do Meio Ambiente: poluição plástica é o tema deste ano; entenda - Imagem: reprodução Freepik
Dia Mundial do Meio Ambiente: poluição plástica é o tema deste ano; entenda - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 05/06/2023, às 15h40


Celebrado nesta segunda-feira (05), o Dia Mundial do Meio Ambiente tem, a cada ano, um tema específico que serve como foco central para as atividades e iniciativas realizadas no mundo todo.

Neste ano, em 2023 o tema escolhido foi a poluição plástica, sendo o seu lema: "soluções para a poluição plástica".

Vale citar que a data também  marca o 50º ano da comemoração que é organizada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a construção de um futuro mais limpo, saudável e sustentável. Para ele, o mundo tem que combater o problema de "consequências catastróficas".

Além disso, ele lembrou ainda todos os anos, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo. Um terço é usado apenas uma vez e diariamente se despeja nos oceanos, rios e lagos uma quantidade de plástico equivalente à carga de mais de 2 mil caminhões de lixo.

Guterres finalizou citando um estudo do Pnuma que revelou que o problema pode ser reduzido em 80% até 2040 com medidas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para travar o uso do material.

Veja:

Qual a problemática do plástico para o planeta?

São inúmeros os impactos causados pelo plástico no meio ambiente. Anualmente, são descartadas 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, desequilibrando o ecossistema e prejudicando a vida dos animais marinhos.

Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF), mostra que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, se o problema não for solucionado nos próximos anos.

A poluição plástica ainda afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, uma vez que o descarte incorreto na natureza, polui aquíferos e reservatórios.

Além disso, vale citar que para se produzir toneladas de plástico, é necessário que haja petróleo e todo o processo de refinamento. Por mais que o plástico seja oriundo de uma parcela pequena do óleo negro (apenas 5%), para extraí-lo e refiná-lo, é necessário fazer todo o processo, que envolve práticas que poluem excessivamente o meio ambiente.

Ou seja, o plástico prejudica o meio ambiente desde a sua produção, durante o seu uso e até o seu descarte.

E para a nossa saúde?

Como se não bastasse os malefícios para o planeta, a poluição plástica também afeta nós, seres humanos, e muito.

A maneira mais 'fácil' dessa substância entrar no corpo humano é em seu menor formato, os microplásticos, que medem menos de 5 milímetros, e podem ser facilmente absorvidos.

Uma pesquisa conduzida na Universidade de Victoria (Canadá) identificou que eles podem ser encontrados em diferentes alimentos (como peixes e moluscos) e até em temperos (como sal), na água da torneira e de garrafas e, inclusive, no ar.

Em outras palavras, o corpo humano está constantemente exposto a substâncias que podem provocar uma série de complicações para a saúde, contribuindo para maior propensão de desenvolvimento de problemas como:

  • abortos;
  • diabete;
  • infertilidade;
  • reações alérgicas;
  • tipos diferentes de câncer;
  • doenças cardíacas e psíquicas e,
  • síndrome do ovário policístico (SOP).

Como diminuir o consumo de plástico?

  • Evite os plásticos de uso único, tais como os canudinhos das bebidas;
  • Leve sempre seu copo e garrafinha para os lugares que sabe que vai precisar;
  • Use ecobags ao invés de sacolas plásticas;
  • Substitua os recipientes plásticos por os feitos de vidro ou aço;
  • Evite o uso de cosméticos que contenham microplásticos, compre uma escova biodegradável e vista-se com tecidos naturais;
  • Compre mais alimentos a granel e menos produtos embalados e, também muito importante,
  • Conscientize seus amigos e familiares sobre a importância de reduzir o consumo de plásticos.

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

dia-da-terra-dicas-como-ajudar
A semana do Meio Ambiente é um momento para lembrarmo-nos de que a Terra é o nosso lar e o de várias outras espécies e que, portanto, ela merece ser preservada por todos nós / Imagem: reprodução Freepik

Apesar de ser comemorada a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 9 de junho, o dia 5 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de 1972, em Estocolmo, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Compartilhe  

últimas notícias