Diário de São Paulo
Siga-nos
Novo Continente?

Cientistas 'acham' continente perdido a 155 milhões de anos

O continente leva o nome de Argolândia é tem cerca de 5.000 quilômetros de extensão

O continente leva o nome de Argolândia é tem cerca de 5.000 quilômetros de extensão - Imagem: Reprodução/Youtube Faculty of Geosciences Utrecht University: Finding Argoland: how a lost continent resurfaced. Reconstruction and subsequent drift.
O continente leva o nome de Argolândia é tem cerca de 5.000 quilômetros de extensão - Imagem: Reprodução/Youtube Faculty of Geosciences Utrecht University: Finding Argoland: how a lost continent resurfaced. Reconstruction and subsequent drift.

Ana Rodrigues Publicado em 21/11/2023, às 12h08


Cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirmou que encontraram a Argolândia - um continente que foi formado há 155 milhões de anos e que desapareceu. Entenda essa descoberta.

Segundo o UOL, a Argolândia é um imenso pedaço de terra com 5.000 quilômetros de extensão. Os cientistas sabiam que o continente existia, porém, até então, não conseguiam decifrar para onde ele tinha ido.

O continente se separou do oeste da Austrália. Na época, o que hoje se conhece por Austrália fazia parte do supercontinente de Gonduana, que também incluía a América do Sul, a África, a Índia e a Antártida.

Fósseis, cadeias de montanhas e rochas indicavam a existência da Argolândia. Outro vestígio é a Planície Abissal de Argo, uma enorme bacia que fica nas profundezas do oceano na região oeste da Austrália.

Segundo geólogos holandeses, o continente acabou se fragmentando após a separação com a Austrália.

Cada um dos pedaços tiveram destinos diferentes. Uma parte afundou e está em placas oceânicas sob o sudeste da Ásia. A Indonésia e Mianmar também têm fragmentos.

Para conseguir localizar os pedaços do continente, modelos de computador foram usados pelos cientistas para desvendar o paradeiro do continente, onde a pesquisa durou sete anos.

Nós estávamos lidando com ilhas de informação e, por isso, a pesquisa demorou tanto tempo. Passamos sete anos tentando montar esse quebra-cabeças. (...) O fato de a Argolândia ter se dividido em diferentes pedaços obstruiu a nossa visão sobre a jornada feita pelo continente", declarou Eldert Advokaat, um dos cientistas.

Os pesquisadores defendem que o continente deve ser chamado de Argopélago, diante da descoberta de que a Argolândia se separou em vários pedaços.

Os pesquisadores também querem entender a chamada "linha Wallace". Essa divisão é uma espécie de barreira invisível que separa a fauna do sudeste asiático da encontrada na Austrália.

Os animais separados pela linha são muito diferentes e não se misturam. Do lado oeste mamíferos placentários, como macacos, tigres e elefantes; já no leste encontram-se marsupiais, como o canguru, e cacatuas. A partir das descobertas sobre a Argolândia, os cientistas querem compreender processos de evolução da biodiversidade e do clima no planeta.

Compartilhe  

últimas notícias