Diário de São Paulo
Siga-nos
Guerra

32 brasileiros que estavam em Gaza são resgatados e pousam em Brasília

A ‘Operação Voltando em Paz’ continua com o seu trabalho por meio da Força Aérea brasileira (FAB)

Operação Voltando em Paz, da Força Aérea Brasileira e do Governo Federal. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Operação Voltando em Paz, da Força Aérea Brasileira e do Governo Federal. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 14/11/2023, às 15h27


Na noite desta segunda-feira (13), pousou em Brasília mais um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com repatriados da guerra entre Israel e o grupo islâmico Hamas, mas dessa vez da região mais crítica do conflito, a Faixa de Gaza.

De acordo com informações do portal g1, foram 32 pessoas que desembarcaram por volta das 23h24 na Base Aérea de Brasília. O grupo foi recebido por autoridades e pelo Presidente Luiz Inácio.

Além disso, também haviam equipes médicas com ambulâncias para prestar atendimento médico aos resgatados caso fosse necessário. Na ocasião, três crianças e uma grávida receberam atendimento especializado.

Entre os resgatados, há 22 cidadãos brasileiros (natos ou naturalizados) e 10 palestinos, com parentes de primeiro grau brasileiros ou portadores do Registro Nacional de Migração (RNM). Todos estavam no Sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.

Recentemente, a Força Aérea Brasileira obteve autorização do Egito para pousar em Al Arish, cidade localizada a 53 km da Faixa de Gaza, para resgatar alguns brasileiros. Essa espera era aguardada há mais de um mês, por isso, foi motivo de comemoração.

''Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiros e o conflito chegue ao fim'', escreveu o presidente nas redes sociais, em uma publicação que mostra a chegada.

Compartilhe  

últimas notícias