Diário de São Paulo
Siga-nos
Brasileiros em Gaza

Força Aérea Brasileira recebe autorização para buscar brasileiros em Gaza

A previsão é de que os brasileiros deixem a Faixa de Gaza no sábado e embarquem para o Brasil no mesmo dia

Avião da FAB. - Imagem: Divulgação / FAB
Avião da FAB. - Imagem: Divulgação / FAB

Marina Roveda Publicado em 09/11/2023, às 17h17


A Força Aérea Brasileira (FAB) obteve autorização do Egito para pousar em Al Arish, cidade localizada a 53 km da Faixa de Gaza. O objetivo da operação é resgatar um grupo de 34 brasileiros que aguardam autorização para deixar a região, marcada pelos conflitos entre Israel e o grupo Hamas.

Os brasileiros estão concentrados ao sul da Faixa de Gaza, na passagem de Rafah, única fronteira viável e ligação com o Egito. No entanto, a passagem está sujeita a restrições, e uma lista está sendo preparada pelas autoridades locais para determinar quem terá permissão para sair e em que dia. Até o momento, o grupo de brasileiros não recebeu a autorização necessária.

A autorização concedida pelo Egito para a FAB pousar em Al Arish indica que a passagem dos brasileiros pode ocorrer nos próximos dias. A expectativa é que o embarque aconteça no sábado (11), com chegada ao Brasil prevista para o domingo (12), de acordo com o planejamento do governo brasileiro.

O avião designado para essa missão, cedido pela Presidência da República, é um VC-2, modelo Embraer 190, atualmente localizado na capital do Egito, Cairo.

Compartilhe  

últimas notícias