Diário de São Paulo
Siga-nos

Tanque israelense atinge posto egípcio perto da Faixa de Gaza

Israel atinge por engano posto egípcio próximo a Gaza; Israel lamentou o ocorrido

Acidentalmente, tanque israelense atinge posto egípcio perto da Faixa de Gaza - Imagem: Reprodução | Twitter - AFP
Acidentalmente, tanque israelense atinge posto egípcio perto da Faixa de Gaza - Imagem: Reprodução | Twitter - AFP

Marina Roveda Publicado em 22/10/2023, às 19h12


Militares israelenses anunciaram no domingo (22) que um incidente envolvendo um tanque das Forças de Defesa de Israel (IDF) resultou no atingimento acidental de uma posição egípcia próxima à fronteira com a Faixa de Gaza. O ocorrido suscitou preocupações na região, uma vez que o Egito busca um papel diplomático crucial na resolução do conflito israelense-palestino.

O incidente ocorreu na área de Kerem Shalom, mas detalhes específicos sobre como e por que o tanque israelense disparou contra a posição egípcia ainda não foram divulgados pelas autoridades militares. Os militares israelenses emitiram um comunicado oficial expressando pesar pelo ocorrido e destacaram que uma investigação está em andamento para apurar os detalhes do incidente.

Até o momento, não há informações disponíveis sobre feridos ou danos causados. O Egito mantém uma posição importante como mediador em potencial no conflito entre Israel e os palestinos e entre as várias facções palestinas, incluindo o grupo Hamas. A nação vizinha a Israel sediou a Cúpula da Paz neste fim de semana, reafirmando seu compromisso com a resolução pacífica do conflito.

O Egito tem desempenhado um papel diplomático de destaque, como o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Israel em 1979. Desde então, o Cairo desempenha o papel de mediador habitual em negociações entre israelenses e palestinos. Além disso, o Egito controla o único ponto de entrada para a Faixa de Gaza que não está sob controle israelense, na cidade de Rafah.

O incidente com o tanque israelense e a proximidade com o Egito reforçam a complexidade e a volatilidade da situação na região.

Compartilhe  

últimas notícias