A repercussão do vídeo foi tão grande que o site da FAB inclusive saiu do ar
Vitória Tedeschi Publicado em 20/03/2023, às 11h58
Uma TikToker chamada "@rumo_aodistintivo" causou enorme reboliço nas redes sociais após revelar um suposto "truque" para viajar sem pagar nada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
A repercussão do vídeo foi tão grande que o site da FAB saiu do ar por algumas horas no último sábado (18).
No vídeo, que já conta com mais de 1 milhão de vizualizações, ela conta que viajou de graça de Brasília até o Rio de Janeiro e que teve a opção de escolher entre vários outros destinos pelo Brasil.
Após muitos internautas pedirem para que ela ensinasse como conseguiu o voo gratuito, ela revelou que basta se inscrever no Correio Aéreo Nacional (CAN) e esperar ser chamado, de acordo com a disponibilidade de vagas para o destino escolhido.
@rumo_aodistintivo Aperte o cinto e vamos comigo 😊🛫 #viajenspelobrasil#viajedegraca#viagemdegraça#forcaaereabrasileira#canfab♬ Sunroof - Nicky Youre & dazy
@rumo_aodistintivo Bora? 😎✈️🛫 #can#forcaaereabrasileira#viajardegraça#viagemdegraça#canfab#foryou#pravoce#viajenspelobrasil#viajedegraca#emvezdevoceficarpensandonele#virginiaezefelipe♬ Sunroof - Nicky Youre & dazy
A informação é pouco divulgada, porém, de fato, a partir da inscrição no Correio Aéreo Nacional, é possível viajar em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sem pagar um centavo. Esse benefício vale para qualquer cidadão brasileiro em território nacional e não tem limite de voos.
De acordo com a FDR, esses voos gratuitos existem porque, muitas vezes, a Força Aérea Brasileira precisa deslocar oficiais para uma missão específica, já existente, mas a capacidade da aeronave utilizada é maior do que o número de oficiais que precisa ser deslocado.
Assim, o acréscimo de mais passageiros ao avião não resulta em gastos extras para a FAB. Por isso, é possível subir a bordo de uma aeronave sem gastar recursos públicos.
Se você for um cidadão brasileiro e estiver em território nacional (sim, esses são os únicos pré-requisitos) você já pode se inscrever no Correio Aéreo Nacional. É possível se inscrever no CAN comparecendo a um posto, fornecendo alguns dados pessoais - como nome, contato e alguns documentos - e informando o local de destino.
Existem postos do Correio Aéreo Nacional em cidades das seguintes regiões:
Para facilitar o contato com um desses postos, o site da Força Aérea Brasileira disponibiliza uma lista de telefones das unidades de cada cidade. Confira aqui.
Depois de se inscrever, basta esperar até 10 dias e receberá quais são os voos disponíveis. Esse é o período de validade de cada inscrição.
Durante esse tempo, dados serão cruzados para melhor ajustar a lista de espera aos voos e o inscrito poderá receber um email informando o dia e o horário do voo mais próximo. Vale lembrar que o email pode cair no lixo eletrônico, então é importante ficar alerta durante o período dos 10 dias.
Leia também
Juíza acata parecer do MP e impõe nova derrota a Lucas Sanches
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Queda de helicóptero em MG: Conheça as vítimas da tragédia
Helicóptero dos bombeiros cai e deixa vítimas durante buscas por aeronave desaparecida em MG
Apagão na Grande São Paulo: moradores enfrentam mais de 12 horas sem energia elétrica
Queda de helicóptero em MG: Conheça as vítimas da tragédia
Professor de colégio federal é demitido por assédio sexual contra estudantes
Falece o humorista Ary Toledo, aos 87 anos
Ventania em SP bate recordes desde 1995, afirma a Defesa Civil