Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O serviço de radiodifusão de jornalismo 24 horas desempenha um papel crucial na formação da consciência e cidadania da sociedade

Da esquerda para direita encontra-se o Jornalista Rodrigo Bocardi e o Advogado Dr. Márcio J. Oliveira. - Imagem: Acervo Pessoal / Márcio José de Oliveira
Da esquerda para direita encontra-se o Jornalista Rodrigo Bocardi e o Advogado Dr. Márcio J. Oliveira. - Imagem: Acervo Pessoal / Márcio José de Oliveira
Márcio José de Oliveira

por Márcio José de Oliveira

Publicado em 28/03/2024, às 08h57


Ao fornecer notícias atualizadas em tempo real, esse tipo de veículo de comunicação permite que os cidadãos estejam informados sobre os acontecimentos locais, nacionais e internacionais a qualquer momento do dia ou da noite. Isso ajuda a promover a transparência, a prestação de contas e a participação cívica, pois os cidadãos podem estar cientes dos eventos que afetam suas vidas e comunidades. Além disso, ao oferecer uma cobertura abrangente e imparcial dos acontecimentos, os serviços de radiodifusão de jornalismo 24 horas contribuem para a formação de uma opinião pública informada e crítica.

Os cidadãos têm acesso a diferentes perspectivas e análises sobre os assuntos em destaque, o que os capacita a tomar decisões fundamentadas e a participar ativamente do processo democrático. Portanto, a eficiência desse serviço de radiodifusão é fundamental para fortalecer os pilares da democracia, promovendo a educação cívica, a responsabilidade dos governantes e o engajamento dos cidadãos em questões de interesse público.

Neste ínterim, vale destacar o case da rádio CBN Santos, que enquanto canal de notícias 24 horas por dia, trouxe uma nova dinâmica ao pleito municipal de 2024, permitindo informar os cidadãos da baixada santista sobre as plataformas eleitorais de todos os candidatos aos executivos municipais. Esse novo tempo de democratização da comunicação em Santos, atenderá ao princípio democrático de acesso à informação, mantendo o eleitor atualizado, para que o seu voto seja um ato de cidadania consciente.

O impacto do trabalho da CBN Santos é fundamental na defesa dos cidadãos da baixada santista. Desde sua inauguração na TV Tribuna "Globo de Santos", na data de 22 de junho de 2023, a rádio CBN tem marcado uma nova era no cenário político, econômico e social da cidade. Suas pautas têm contribuído para o aprimoramento das instituições locais, e encampado uma constante fiscalização ante às denúncias de corrupção, malversação de recursos públicos, obras inacabadas e ausência de políticas públicas em áreas estratégicas.

Os sócios-diretores Kleber Moreira e Guilherme Sartori estão de parabéns! pela coragem, comprometimento e espírito empreendedor, dedicados ao lançamento deste importante veículo de comunicação na cidade. Com o nascimento desta emissora com sua transmissão em tempo integral de ondas de radiofrequência, a sociedade é a grande beneficiada, pois ganha na vigilância dos interesses da sociedade civil organizada perante o poder público, bem como na capacidade de fazer ecoar os seus anseios, por meio de um jornalismo combativo e comprometido com a verdade.

A CBN (Central Brasileira de Notícias) é maior rede de rádioall news (jornalismo 24 horas) e pertence ao Sistema Globo de Rádio. foi fundada em 1º de outubro de 1991, pelo jornalista Roberto Marinho, sendo uma das principais redes de rádio jornalismo do Brasil. São quatro emissoras próprias e 38 afiliadas, somando 42 emissoras em todo o país, com o potencial de atingir um universo de mais 94 milhões de brasileiros. Informação factual ao vivo, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Espaço para a pluralidade de opiniões e análise crítica. São cerca de 200 jornalistas, entre repórteres, produtores, editores, âncoras e comentaristas. A CBN também mantém parcerias com a BBC Brasil, que abastece a rede com material exclusivo para os ouvintes, e com a RFI Português, seção brasileira da Radio France – sempre com o objetivo dar os ouvintes acesso ao noticiário internacional por fontes que compartilham os mesmos valores jornalísticos. 

Em especial no cenário político de Santos, tudo indica que teremos uma eleição bastante acirrada e polarizada, entre os dois pré-candidatos que representam o espectro político de direita, de um lado o atual Prefeito Rogério Santos – Republicanos, e do outro a Deputada Rosana Valle – Partido Liberal.

Ambos os pré-candidatos são figuras conhecidas da população, com destacado trabalho em prol da cidade de Santos e região, todavia, esta patente divisão dos representantes da centro-direita, gera um embate político acentuado, onde fatores de influência podem determinar o sucesso do pleito que se avizinha, senão vejamos:

O Prefeito Rogério Santos conta com o apoio do Governador Tarcísio de Freitas – Republicanos, entretanto, ainda não fora definido se o ex-presidente Jair Bolsonaro, seguirá na mesma linha do Governador, embora o mesmo tenha declarado apoio à pré-candidatura da Deputada Rosana Valle do seu partido PL.

Diante desta polarização, demonstrada pela última pesquisa eleitoral, publicada no dia 14 de maio de 2024, pelo Instituto Paraná Pesquisas: na avaliação espontânea — quando não há indicações de candidatos —, Rosana aparece com 7,6% das intenções de voto, e Rogério tem 7,1%.No primeiro cenário, com nomes pré-definidos, 36,1% dos eleitores declararam o voto em Rosana, contra 27% de eleitores de Rogério. A ex-prefeita Telma de Souza (PT) aparece com 19,8%, seguida pela vereadora Débora Camilo (Psol), com 3%.

Em um cenário no qual o prefeito Rogério não disputa a reeleição, o ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) surge na liderança, com 37,8% — ele ainda não se manifestou sobre uma possível candidatura. A deputada Rosana acumula 31,5%, seguida por Telma, que tem 16,6%, e Débora, com 2,9%.

Diante da atual conjuntura, é indubitável que um dos divisores de águas para decidir o futuro da próxima gestão municipal, passará pelo crivo do capital eleitoral adquirido na última eleição majoritária pelo então candidato a Prefeito Ivan Sartori, que obteve nas urnas de Santos 18,60% dos votos válidos, ou seja, 37.231 sufrágios.

O candidato que conseguir trazer para o seu palanque o Dr. Ivan Sartori, representante de uma fração expressiva do eleitorado santista, terá maiores chances de se sagrar vencedor no pleito vindouro, segundo o que aponta as pesquisas de opinião realizadas até o momento.

Compartilhe  

últimas notícias