Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Celebrando o retorno de Rob Halford ao Judas Priest

Rob Halford. - Imagem: Reprodução | Instagram
Rob Halford. - Imagem: Reprodução | Instagram
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 13/04/2023, às 08h22


No dia 23 de fevereiro completou 18 anos do lançamento do álbum de retorno do vocalistaRob Halford ao Judas Priest. O disco "Angel of Retribution" foi lançado no ano de 2005 e na época a expectativa dos fãs era muito grande. O canal Metal Musikast fez um vídeo-resenha completo com a participação especial do jornalista Ricardo Batalha (Revista Roadie Crew).

O primeiro ponto a se destacar é a presença do produtor do álbum solo de Halford "Ressurrection" (aclamado por crítica e público).

Ricardo Batalha esclarece que: "Foi o Rob Halford quem indicou o Roy Z para trabalhar com o Judas, porque o K.K. Downing e o Glenn [Tipton] não conheciam o Roy Z".

A presença do produtor, um grande fã do Judas Priest, garantiu um trabalho mais voltado à sonoridade que consagrou a banda britância, nos anos 70 e 80.

A capa já dá as cartas neste sentido. O trabalho ficou a cargo do artista Mark Willkinson, que já havia trabalhado com a banda, especialmente em "Ram it Down" e "Painkiller" e traz uma série de simbologias próprias do Judas Priest. O anjo se refere à imagem da capa que ilustra o álbum "Sad Wings of Destiny".

Em termos de sonoridade, Ricardo Batalha esclarece que quando entrevistou K. K. Downing, o guitarrista admitiu que a banda buscava referências na sua própria história musical.

Batalha diz que a música "Deal with the Devil" é, na sua opinião, a melhor do álbum. "E tem o lance de ser o Roy Z um dos coautores", anota o jornalista da Roadie Crew.

Na sequência, "Revolution" traz uma linha de baixo que nos remete ao som clássico do Judas Priest dos anos 70, embora produção e timbragem sejam modernas. Batalha concorda com essa observação: "Totalmente! Eu sempre falei que a linha dela me lembra duas músicas de metal, "Pounding Metal", do Exciter; e America, do Motorhead."

"Worth Fighting For" mantém a pegada mais melódica e comercial da música anterior. Batalha destaca a música "Wheels of Fire": "Se eu mudasse o track list [do álbum] eu a colocaria entre as 3 ou 4 primeiras".

Depois de 18 anos, “Angel of Retribution” continua como um trabalho de suma importância para a história da banda britânica Judas Priest, por ser o registro que marca o retorno do icônico Rob Halford.

Compartilhe  

últimas notícias