Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Resenha com o Kascão: "Decisão na Copa do Brasil"

Corinthians e São Paulo. - Imagem: Reprodução | GE
Corinthians e São Paulo. - Imagem: Reprodução | GE
Renato Nalesso

por Renato Nalesso

Publicado em 24/07/2023, às 06h08


Essa semana vai ser quente no futebol da capital paulista. Amanhã começam as semifinais da Copa do Brasil entre Corinthians e São Paulo. Dois times de históricos recentes bem parecidos. Afinal de contas ambos vinham muito mal nesse início de temporada e mudaram com a troca de treinadores. Do lado tricolor o ídolo Rogério Ceni já não funcionava e foi substituído por Dorival Junior, que além de acertar o sistema defensivo devolveu a confiança para a equipe. Resultado disso foi encaixar uma sequência boa de resultados. Apesar de vir de uma derrota polêmica para o Cuiabá em lance com pênalti bem esquisito.

Pelo lado corintiano o Luxa herdou terreno arrasado, mas ainda assim não é unanimidade. Seu maior acerto talvez tenha sido dar oportunidades para os jovens da categoria de base. Surgiram meninos de talento inquestionável, casos do zagueiro Murillo e do volante Gabriel Moscardo. Entretanto o Timão segue com sérias dificuldades de organização. Isso abre margem até para o recém demitido Mano Menezes fazer uma sombra para o ‘Profexô’.

O São Paulo hoje está mais equilibrado, mas vejo o Corinthians favorito para o primeiro duelo por ter jogadores com mais qualidade e principalmente por jogar em casa, onde está invicto contra o arquirrival. Isso mesmo! Em 10 anos o Timão nunca perdeu em Itaquera para o time do Morumbi. Em 15 jogos, o Corinthians venceu 10 e empatou os outros cinco. Foram 29 gols alvinegros contra 13 tricolores. Duelo extremamente disputado e o finalista deve ser definido no fator emocional.  

Vai perder o capitão?

Em má fase pelos jogos recentes o Palmeiras viveu uma semana bem turbulenta com a notícia de que seu zagueiro e capitão, o paraguaio Gustavo Gomez, estaria acertando uma transferência para o Al-Nassr, da Arábia Saudita. A proposta milionária estaria mexendo com o jogador e seria um pedido do técnico Luís Castro, português que recentemente deixou o Botafogo do Rio. É muito claro na minha visão de que a saída do Gomez seria um divisor de águas no futebol do Verdão. Ele é o principal jogador do time do Abel Ferreira há um bom tempo. É o equilíbrio tático da equipe tanto é que participa de praticamente todos os jogos. O gringo é excelente em praticamente todos os fundamentos e o clube não tem ninguém a altura para substituí-lo. Se ele sair a vaca, ou melhor, o porco vai para o brejo.  

Compartilhe  

últimas notícias