Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Não tem como passar em branco

Eleições 2022. - Imagem: Pinterest
Eleições 2022. - Imagem: Pinterest

Fernanda Trigueiro Publicado em 30/09/2022, às 07h31


O dia está aí. Parecia tão distante, mas chegou. Nos últimos meses, as eleições se tornaram o centro das atenções. Na mesa de bar, na pauta dos almoços de família, viraram motivo de discussões entre amigos, bate-papos e bate-bocas. Hoje, as pessoas querem informação e buscam estar mais politizadas. Talvez chegamos no ponto primordial de compreender que a política existe, onde existe vida. E por isso, não é deles. A política é de todos.

E não estou falando do lado certo e do lado errado. Sem polarização por aqui. Este debate político seria importante demais se estivesse sob controle. Há violência, agressão, ironia, falta de respeito e até mortes. Fake news,interesse por trás da produção de conteúdo falso e radicalismo. Muito radicalismo. Acreditar no seu candidato é importante, mas comprar brigas, matar ou morrer por ele, não.

O Brasil tem hoje a maior quantidade de votantes da história. E se chegamos aonde estamos, a culpa não é dos maus políticos, mas sim do eleitor alienado. O político só está ou esteve lá porque foi colocado. Nosso sistema é democrático e o voto do povo é a única ferramenta capaz de transformar uma sociedade. E achar que eleição é coisa chata é abrir brecha para oportunistas e assim dar espaço àqueles que não te representam.

Então, a hora é agora. É a vez de cada um mostrar sua força. Pare de culpar a política e os políticos. Se engaje. Saiba os principais projetos de seus candidatos. As lutas que eles travam. O histórico político e a ficha que tem que ser "limpa". Vote com consciência e acima de tudo com respeito. Respeito pelo outro, pelo seu país e pelo amanhã.

Educação, saúde, segurança pública, economia e desenvolvimentosão sua responsabilidade. Não fuja. Não se anule. Não deixe passar em branco. Agora é a hora de se posicionar por você e por quem você ama. Levante a sua bandeira. A bandeira do seu país e do futuro que você quer e merece.

Compartilhe  

últimas notícias