Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

A cura e a fé

A cura e a fé. - Imagem: Freepik
A cura e a fé. - Imagem: Freepik
Fernanda Trigueiro

por Fernanda Trigueiro

Publicado em 21/04/2023, às 09h56


Ninguém enxerga, mas percebe. Não dá pra tocar, mas é possível sentir. Não tem peso e nem medida, mas aparece até em exames. É capaz de alterar laudos e resultados. Por anos e anos, a medicina desconsiderava a espiritualidade. Só que hoje, análises científicas comprovam que o ser humano não é só matéria. Não somos só corpo e carne. Temos sentimentos, emoções, história, passado e alma.

E assim depois de anos sendo caminhos opostos, a ciência e a fé passaram a caminhar lado a lado. Uma prova são os tratamentos que vêm evoluindo. Um paciente jamais deve abrir mão de remédios. Porém, um doente mesmo que internado no melhor hospital, sendo cuidado por um conceituado especialista e tendo acesso ao mais moderno medicamento, não irá evoluir se não acreditar. Não há milagre sem fé. Não há cura sem esperança. E é no leito do hospital, que muitos encontram uma força inexplicável.

As nossas atitudes podem ser decisivas para a nossa saúde mental, física e espiritual. Se queremos o bem, devemos treinar os nossos pensamentos a serem positivos. Se queremos a cura precisamos atraí-la. Paralelo às receitas médicas tem que haver vontade e persistência. Um propósito maior que qualquer medo e insegurança. Maior que qualquer doença ou mal.

Na vida, temos que ter intenção. Tudo que a gente crê tem mais força, mais resultado e mais eficiência. Então, seja lá o que for, mentalize saúde. Pode ser uma simples dor de cabeça ou um tumor agressivo, acredite que aquele tratamento vai adiantar.

Pesquisas comprovam os benefícios de orar, meditar e crer. Todo o nosso organismo responde. Os hormônios relaxam, o sistema imunológico melhora e a sensação de bem-estar domina. Reações químicas acontecem e áreas do cérebro ligadas à memória e empatia são estimuladas.

A espiritualidade faz parte do ser humano. Vai além da religião. Até um ateu pode acreditar que vai dar certo e assim dará. Associada aos remédios, bons médicos hoje receitam fé.

Compartilhe  

últimas notícias