Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Holofotes sobre Marçal, mês do urbanismo na Câmara, derrota da Buser e a difícil arte de inovar no Poder Público

Esposa do Ricardo Nunes e Pablo Marçal - Imagem: Acervo Pessoal | Reprodução / Instagram - @pablomarcal1
Esposa do Ricardo Nunes e Pablo Marçal - Imagem: Acervo Pessoal | Reprodução / Instagram - @pablomarcal1
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 07/06/2024, às 05h00


Tietando o coach

Nem Pablo Marçal, nem a equipe dele, repararam que a primeira dama de São Paulo, Regina Nunes, aparece em vídeo publicado nas redes sociais onde o coach comenta sua participação no leilão beneficente do Instituto Neymar Jr, que aconteceu no Monte Líbano. O take é rápido, mas mostra a primeira dama sorridente, posando para fotos ao lado de Marçal. Além dessa imagem, há outros registros do momento, em ângulos diferentes. A coluna recebeu uma dessas fotos. 

Terça insana

O prefeiturável Marçal viveu uma terça feira intensa. Almoçou com Bolsonaro, ganhou medalha, fez post insinuando que teria o apoio do ex-presidente e foi desmentido. Depois, foi para o Congresso, onde discutiu com jornalistas, assistiu a sessão da Comissão de Ética em lugar exclusivo para deputados, foi confrontado por Guilherme Boulos, retrucou, discutiu com o deputado Rogério Correia e, antes de voar para São Paulo, ainda assistiu dois deputados praticamente saírem no tapa. No leilão gastou mais de 1 milhão de reais, quase metade para jogar pôquer com Neymar e desafiou o boxeador Acelino Popó Freitas para uma luta. Fora as fotos e vídeos com os fãs.

Junho urbanista

Seis projetos urbanísticos importantes serão votados de maneira definitiva este mês na Câmara Municipal, a partir do dia 20. As mudanças na Lei de Zoneamento, que por erro do Executivo não foram colocadas nos mapas da lei aprovada pela Câmara, abriram as discussões essa semana. Depois será a vez da Operação Urbana Água Espraiada, do Programa de Intervenção Urbana (PIU) Pinheiros e da ampliação da Operação Urbana Faria Lima para a região de Paraisópolis, que deve permitir a injeção de algo entre 3 e 4 bilhões de reais em obras de urbanização na região. Milton Leite já avisou que a Favela do Panorama, que se debruça sobre a Marginal Pinheiros na região da Ponte João Dias, será beneficiada. O Parque do Bixiga e a doação de um grande terreno na Marginal Pinheiros para o Estado, onde serão construídos um batalhão de policiamento de trânsito e uma base do SAMU, fecham a lista.

Audiências Públicas

A oposição voltou a cobrar a realização de mais audiências públicas, principalmente na questão da lei de zoneamento e alteração dos mapas. Rodrigo Goulart lembrou que nenhum vereador da oposição compareceu às que foram realizadas essa semana.

Benefícios x obrigações

A juíza Ivani Silva da Luz, titular da 6ª Vara de Federal do DF, julgou que a prática de “circuito aberto” adotada por empresas de fretamento de ônibus que vendem passagens individuais em aplicativos com a Buser, é ilegal. Na decisão, ela determina que as empresas adotem o “circuito fechado” como determinam legislação e regulamentação do setor, com o mesmo grupo de passageiros na ida e na volta das viagens. Na decisão, a juíza lembra que as empresas de fretamento querem as mesmas vantagens que as empresas de linha regular possuem, porém insistem em não concordar com as obrigações, principalmente, a realização de viagens mesmo com baixa ocupação de poltronas.

As dores dos gestores

Durante o seminário Smart Gov Sudeste, realizado essa semana em São Paulo pela ANCITI, a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, duas questões tomaram conta das discussões: as dificuldades que gestores de inovação e tecnologia do país enfrentam para contratar projetos de tecnologia e os desafios e possibilidades no uso da Inteligência Artificial nas cidades. Johann Dantas, presidente da entidade, resume. “A legislação não acompanha a velocidade das transformações, por isso o diálogo dos gestores públicos com os órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunais de Contas, é uma das chaves para a transparência e para o sucesso na implantação de projetos de inovação. São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Aracaju são bons exemplos disso”.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias