Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Marçal viral, a hora do Datena, de volta à Roosevelt e a mais uma da hípica de Santo Amaro

Pablo Marçal e Datena. - Imagem: Reprodução / Instagram | Reprodução / Youtube - CNNBrasil
Pablo Marçal e Datena. - Imagem: Reprodução / Instagram | Reprodução / Youtube - CNNBrasil
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 12/07/2024, às 06h00


Seguindo Marçal

Assim como mais de 11 milhões de pessoas, essa semana comecei a seguir Pablo Marçal nas redes sociais, no caso, o Instagram. Primeiro efeito prático – em todas as vezes que abri a rede social desde então, a primeira postagem que aparecia era do coach pré-candidato. Sempre um vídeo editado, extraído de alguma das várias entrevistas que ele tem concedido nos últimos dias à veículos como Jovem Pan, UOL e CNN.

Engajamento

Pablo Marçal não precisa de engajamento. 35 minutos depois de publicar um vídeo com frases curtas, editadas da sabatina do UOL, usando um meme que ficou conhecido como “corte rápido”, quase 100 mil pessoas haviam curtido a publicação, com 5667 comentários. “Ele sacrifica o engajamento fazendo 10, 12, publicações em um só dia. Em compensação consegue espalhar uma narrativa muito peculiar”, diz o consultor político Dado Dias, que há 5 anos acompanha o trabalho do coach nas redes sociais.

Grosso, sem ser vulgar

“Ele é tão ou mais agressivo que o Bolsonaro, porém é polido, estrategicamente educado”, afirma Dias, para quem Marçal pode se tornar uma espécie de herdeiro de Bolsonaro nas redes sociais. “Ele representa a evolução de uma retórica que continua incomodando muito a esquerda e agradando a direita mais radical, mas que causava rejeição em setores mais moderados. Se tem alguém que nos últimos anos que fez a lição de casa nas redes sociais e que sabe aproveitar o que elas oferecem, é o Pablo Marçal”, afirma o consultor.

Pode virar prefeito?

Para o especialista sim, Pablo Marçal pode virar prefeito. “Mas depende de uma conjuntura grande de fatores. Se ele tiver espaço na propaganda eleitoral, o que depende de um vice de partido grande, com a força que tem nas redes sociais, vai crescer ainda mais. Todos têm as ferramentas, mas ele parte de um patamar único e sabe usá-las como ninguém”, afirma Dado.

Datena na rua

A pré-campanha de José Luiz Datena deveria ter começado na última segunda-feira (8), mas foi adiada para a próxima (15). Datena se recupera de problemas de saúde. Se confirmada, a candidatura do apresentador tucano também pode crescer. Torço pela saúde do Datena e por ter a oportunidade de assistir o apresentador num debate.

Roosevelt

A presidente do Conseg Consolação, Marta Porta, que denunciou à coluna na semana passada o perigo enfrentado por quem passa sob a Praça Roosevelt, onde assaltos são comuns e uma mulher foi violentada no último dia 8, agradeceu a coluna pela publicação. “Deu certo, agora a limpeza é diária e a situação melhorou muito”, escreveu a ativista. Segundo ela, desde a última sexta-feira, a PM dispersa os usuários de drogas do local todos os dias, aumentando a sensação de segurança.

Hípica de Santo Amaro

Moradores da Granja Julieta, bairro estritamente residencial que fica nos fundos do terreno do Clube Hípico de Santo Amaro, reúnem-se com a direção da hípica no final do mês para tentar pôr fim ao desmatamento e ao barulho insuportável causado pelas obras de ampliação (em área de proteção de mananciais) e pelas festas frequentes na área de eventos do clube. Não há otimismo por parte dos moradores, uma vez que ao longo dos anos os compromissos firmados com a comunidade nunca foram cumpridos.

Novo nicho

Segundo lideranças da região, as obras na hípica se intensificaram depois da pandemia, pois a direção do clube teria enxergado uma oportunidade financeira com o fechamento de tradicionais buffets de Moema. Deu tão certo que todo final de semana tem festão, do casamento do jogador de futebol Dudu às bodas do presidente do TCU, Bruno Dantas, com a filha do empresário João Camargo (Grupo Esfera e CNN Brasil), Camila Camargo, que contou com a presença do vice-presidente e de 13 ministros que vieram a São Paulo, de jatinho da FAB, para prestigiar a união do casal. Vamos continuar acompanhando esse caso.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias