Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Boulos no ataque, manifesto pela democracia, candidatos famosos e o turbulento ninho tucano

Zilu Godói e Zezé Di Camargo - Imagem: Reprodução | Instagram / Mais Novela
Zilu Godói e Zezé Di Camargo - Imagem: Reprodução | Instagram / Mais Novela

Fábio Behrend Publicado em 26/07/2024, às 06h00


Pedreira

Guilherme Boulos estará no extremo sul da cidade nesta tarde, em agenda de campanha. Vai ter caminhada no comércio popular da Estrada do Alvarenga e do Jardim Miriam, bate papo com moradores em outros dois bairros, plantio de árvore no Jardim Domitila e uma plenária com moradores da comunidade Alga, na região da Pedreira. Mas antes do corpo a corpo com eleitores, Boulos promete fazer uma denúncia.

Denúncia

O primeiro compromisso da agenda, marcado para as 13h30, será na UBS Jardim Novo Pantanal, onde Boulos vai se encontrar com lideranças locais para apresentar uma denúncia relacionada ao funcionamento da unidade de saúde, inaugurada em 2014 por Fernando Haddad. A assessoria da campanha do candidato não informou o teor da denúncia.

Manifesto

O sociólogo Fernando Guimarães, antigo militante do PSDB, hoje no PSB e coordenador geral do movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia, comemora a adesão de 9 partidos ao manifesto Aqui é Vida! Aqui é Democracia!, idealizado pelo movimento. PT, PDT, PSB, PSDB, Cidadania, PC do B, PV, PSOL e Rede assinaram o documento, onde se comprometem a lançar candidatos aos legislativos municipais que estejam comprometidos com a democracia. “A curadoria dos candidatos ofertados à sociedade é compromisso elementar com a qualidade da nossa democracia”, afirma Guimarães. O manifesto prevê também que os partidos signatários se unam “sempre que necessário para derrotar candidaturas que apoiem ideias ou iniciativas que ameacem a Democracia no Brasil”.

Famosos

Na primeira leva de candidatos registrados pelos partidos que já realizaram convenções, disponível no site do TSE, aparecem alguns famosos, como sempre. Não importa o motivo da fama, se é merecida ou não. O fato é que lançar candidatos conhecidos e cheios de seguidores nas redes sociais é esperança de conquistar mais votos e fortalecer as legendas. Tem pra todos os gostos. No lado religioso, o Sheik Rodrigo Jalloul, amigo do Padre Júlio Lancelotti, é candidato pelo PT. O esporte é representado por Tandara do Vôlei, suspensa por doping até o ano que vem e candidata pelo PL. A causa animal terá uma de suas principais ativistas como provável puxadora de votos: Luísa Mell será candidata pelo União Brasil, mesmo tendo negado várias vezes que seria candidata. O partido de Milton Leite, que diz se aposentar esse ano, também vai lançar a ex de Zezé de Camargo, Zilu, que se transformou em mais uma voz no combate à violência contra a mulher. Com as convenções marcadas para os próximos dois finais de semana, a lista de “celebridades” que vão tentar a sorte nas urnas certamente vai aumentar.

Legado

O “aerotrem”, que hoje pode ser visto em várias cidades do país batizado com outros nomes, pode não ser o principal legado do fundador do PRTB, Levy Fidélix. Os filhos do saudoso político que disputou 10 eleições e nunca se elegeu, Lívia e Levy Filho, estão seguindo os passos do pai. Lívia será candidata a vereadora e Levy Filho, presidente do PRTB municipal, espera ser o vice de Pablo Marçal. Ao contrário dos rumores da última semana, os irmãos garantem que a relação deles continua excelente e que os objetivos dos dois são os mesmos – eleger Marçal e fazer de Lívia a primeira parlamentar da família. A convenção do PRTB está marcada para o próximo sábado, 3 de agosto.

Fogo cruzado

Esperança de manter o partido vivo em São Paulo para uns, estranho no ninho e indesejado por outros, o jornalista José Luis Datena já conta com boa parte do time de campanha montado pelo PSDB, incluindo marqueteiro e assessor de imprensa. Intempestivo, Datena subiu o tom com tucanos que o criticam, como Fábio Lepique, mas na quarta-feira adotou tom mais moderado em entrevista ao Flow Podcast, onde garantiu que desta vez vai até o fim. A convenção dos tucanos está marcada para amanhã.

Contato: [email protected]

Compartilhe