Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Campo de Marte perto de virar parque e risco ambiental desnecessário na baixada santista

Parque Campo de Marte - Imagem: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
Parque Campo de Marte - Imagem: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 29/03/2024, às 07h24


Concessões verdes

Os editais para conceder à iniciativa privada a área verde do Campo de Marte e os parques da orla da Guarapiranga devem ser publicados em breve. As secretarias do Verde e Meio Ambiente, de Rodrigo Ravena e de Desestatização e Parcerias, de Paulo Galli, concluíram os estudos técnicos e trabalham no desenvolvimento dos planos de negócios e respectivos editais.

Mangues em risco

Os maltratados manguezais da Baixada Santista estão em risco por conta da inexplicável falta de regulamentação de uma norma técnica sobre a água de lastro dos navios. Toda vez que um navio zarpa, enche tanques e porões de água dos portos para ter mais estabilidade. Só que essa água carrega pequenos organismos que podem causar estragos e desequilíbrio ao meio ambiente ao ser liberada pelos navios em outros portos, na hora de atracar. Por isso, a troca de água deve sempre ser realizada em alto mar. Menos no porto de Santos. Noventa dias se passaram desde a publicação da norma técnica e nada da autoridade portuária se mexer para regulamentar.

Nem pagando

Em julho de 2022 a prefeitura notificou a Enel sobre dois postes na região do Grajaú que ficariam no meio da rua após a conclusão das obras do parque linear da região. Nada foi feito. Em setembro do ano passado, a prefeitura pagou mais de 40 mil reais para que os postes fossem deslocados cerca de 2 metros para o lado. Seis meses após o pagamento, o parque foi inaugurado, ficou uma graça, só que os postes continuam no mesmo lugar, no meio da rua. Fica a pergunta: é a Enel que administra os postes ou são “postes” que administram a Enel?

Por falar nisso

O prefeito Ricardo Nunes recebeu a direção do Sindicato dos Eletricitários durante a semana e ficou preocupado com o que ouviu. A falta de investimentos em manutenção, segundo o presidente do sindicato, pode causar o colapso do sistema em três anos. “O governo federal, responsável pela concessão, regulação e fiscalização da ENEL, não faz nada para dar uma solução. O presidente do Sindicato informou que o ministro de Minas e Energia cancelou oito vezes reuniões para tratar do assunto. Oito vezes. O caso é grave”, afirmou o prefeito.

Basta querer

Inovação e tecnologia, aliadas à vontade política e investigação policial efetiva. Foram os ingredientes que o governo do Piauí utilizou para diminuir em mais de 40% o número de celulares roubados no estado em apenas 3 meses. Na justiça, conseguiram o direito de rastrear os aparelhos com queixa de roubo ou furto. Nas ruas, investigaram a rota dos aparelhos roubados, fecharam quase 40 lojas e prenderam mais de 30 pessoas. Mais de 5 mil aparelhos já foram devolvidos aos donos. Por que só no Piauí?

Sucessão em São Caetano

Depois do feriado, o prefeiturável Tite Campanella deve anunciar a qual partido vai se filiar para ser candidato a prefeito em outubro. Ele pode até ficar no Cidadania, parceiro do PSDB de Auricchio na federação partidária, mas o atual prefeito não abre mão de Regina Maura encabeçando a chapa. Como Tite jura que não vai ser vice de ninguém, Avante, MDB e Republicanos estão de portas abertas para ele.

De camarote

Regina Maura e Tite separados beneficiam principalmente Fábio Palacio, que anda gastando a sola do sapato em encontros políticos e conquistando apoios importantes, como o do ex-vereador Moacir Rubira, que recentemente filiou-se ao Podemos.

Se organizar direitinho...

Em ano de eleição tudo que vereadores precisam é ver seus projetos aprovados. Só que são mais de mil em análise na CCJ da câmara paulistana. Xexéu Tripoli, presidente da comissão, fez um apelo para que os vereadores estabeleçam as prioridades de seus mandatos na próxima semana e não deixem para a última hora, como de costume. “Viu Sandra?”, brincou Xexéu com a colega Sandra Tadeu. “Se organizar direitinho todo mundo terá projetos aprovados. Mas se não priorizarem, complica”, disse o vereador à coluna.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias