Diário de São Paulo
Siga-nos
Champions League

SBT consegue renovação da Champions e garante futebol até 2027

O SBT conseguiu um acordo para continuar exibindo o ciclo da Champions entre as temporadas 2024/25 e 2026/27

O SBT conseguiu um acordo para continuar exibindo no ciclo da Champions entre as temporadas 2024/25 e 2026/27 - Imagem: Reprodução/Instagram @sbt
O SBT conseguiu um acordo para continuar exibindo no ciclo da Champions entre as temporadas 2024/25 e 2026/27 - Imagem: Reprodução/Instagram @sbt

Ana Rodrigues Publicado em 30/11/2023, às 08h48


Para termos de "sobrevivência esportiva", SBT fez a lição de casa e renovou os direitos de transmissão das Champions League por mais três temporadas.

A emissora de Silvio Santos conseguiu um acordo para continuar exibindo no ciclo entre as temporadas 2024/25 e 2026/27, os jogos da principal competição de clubes do futebol europeu, segundo informação confirmada pela coluna de Allan Simon do UOL.

A concorrência promovida pela agência Team, estava com o resultado "emperrado", pois se tinha uma dúvida relacionada à permanência da TV aberta no torneio. Nos bastidores, já sabiam que a Warner Bros. Discovery - dona da TNT Sports - tinha conseguido a renovação dos direitos de transmissão por três temporadas, com total exclusividade.

O problema é que essa exclusividade acabaria deixando a mídia mais democrática para pode se assistir futebol, a TV aberta, fora da Champions League - como ocorreu no ciclo entre as temporadas de 2018/19 e 2020/21, quando o Facebook levou os direitos de transmissão em plataforma gratuita na internet após a saída da TV Globo (e da Band, sua parceira).

Isso acabou desagradando os patrocinadores da Uefa, que queriam uma maior exposição da TV aberta, mjesmo que muitos jogos do SBT fiquem na casa dos 3 ou 4 pontos na fase de grupos em São Paulo, o que representa hoje cerca de 620 mil e 826 mil espectadores, só na região metropolitana da capital paulista.

Essa licitação vencida pela TNT Sports também deixaria o SBT apenas com a Copa Sul-Americana como produto fixo de futebol na grade.

A renovação da Champions garante que o projeto de futebol do SBT - se for cumprido todo o próximo contrato - completará sete anos em rede nacional, desde a transmissão da final do Carioca de 2020, com o clássico FlaFlu, ou ainda nove anos em termos de Nordeste, desde a aquisição da Copa do Nordeste em 2018.

Após o SBT comprar a Libertadores em 2020, na esteira da rescisão da Globo no meio da pandemia, era surpreendente ver o canal voltando com tudo ao futebol e com o compromisso de manter esse projeto até 2022.

Mesmo com a derrota na tentativa de renovar a Libertadores no ano passado - licitação vencida pela TV Globo - o SBT conseguiu os direitos da Copa Sul-Americana e ampliou o seu "relógio" até 2026. E, com a Champions, o futebol está garantido até o meio de 2027.

O maior desafio do SBT e da TNT Sports, vai ser criar uma sensação de interesse coletivo na Champions, como está bastante abalada pela saída de nomes como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, nos últimos anos.

Compartilhe  

últimas notícias