Diário de São Paulo
Siga-nos
Processo Judicial

Após fala machista de Silvio Santos, SBT é condenado a pagar multa

O SBT foi condenado a pagar uma indenização a uma ex-coreógrafa da emissora que alega ter sido ofendida por um comentário de Silvio Santos

O SBT foi condenado a pagar uma indenização a uma ex-coreógrafa da emissora que alega ter sido ofendida por um comentário de Silvio Santos - Imagem: Reprodução/Instagram @silviosantos_abrava
O SBT foi condenado a pagar uma indenização a uma ex-coreógrafa da emissora que alega ter sido ofendida por um comentário de Silvio Santos - Imagem: Reprodução/Instagram @silviosantos_abrava

Ana Rodrigues Publicado em 20/10/2023, às 12h18


O SBTfoi condenado a pagar uma indenização de R$40 mil a uma ex-coreógrada da emissora, que alegou ter sido ofendida por um comentário de Silvio Santos durante a exibição de um programa ao vivo.

Segundo o Splash, o Estadão entrou em contato com a emissora para comentar o caso, mas não obteve retorno até o momento.

Na ocasião, o apresentador comparou a mulher com uma nova funcionária e falou que, a coreógrafa (nova) é muito melhor que a outra que foi embora. A ex-funcionária processou a emissora por dano moral, dizendo que o comentário teve conotação machistae sexual.

Segundo ela, por conta dessa fala do dono do SBT, ela sofreu com reações de seus colegas, família e amigos, onde foi colocada em situações vexatórias e humilhantes. A situação teria sido agravada pelo fato de que o conteúdo permaneceu disponível na página da emissora no Youtube.

O SBT tentou argumentar que os comentários de Silvio Santos eram vagos e não citavam diretamente o nome da coreógrafa e que, por essa razão, não justificavam a indenização por dano moral.

Porém, o Tribunal Superior do Trabalho considerou que, o apresentador corroborou a objetificação do corpo feminino e reforçou estereótipos de gênero ao avaliar a mulher por sua "beleza e juventude".

Ao traçar um comparativo de ordem física entre a reclamante e a nova coreógrafa contratada, o apresentador de TV indubitavelmente reduziu, em rede nacional, mais de uma década de serviços prestados à emissora a atributos de ordem física", informou a decisão.

Compartilhe  

últimas notícias