Diário de São Paulo
Siga-nos
Jogos Pan-Americanos 2023

Pan 2023: Após 9 dias de competição, Brasil passa Canadá em número de medalhas

Em dia dourado, o Brasil passou o Canadá e encostou no México na briga pela segunda posição do quadro de medalhas

Em dia dourado, o Brasil passou o Canadá e encostou no México na briga pela segunda posição do quadro de medalhas - Imagem: Reprodução/Instagram @canoagembrasileira
Em dia dourado, o Brasil passou o Canadá e encostou no México na briga pela segunda posição do quadro de medalhas - Imagem: Reprodução/Instagram @canoagembrasileira

Ana Rodrigues Publicado em 30/10/2023, às 09h34


Em "dia dourado", o Brasil passou o Canadá e encostou no México na briga pela segunda posição do quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A delegação brasileira ganhou oito ourosno último domingo (29) e chegou a 34 no total, onde ainda possui 39 medalhas de pratae 33 de bronze, atingindo assim, 106 pódios.

Segundo o UOL, o Brasil conquistou seis medalhas na canoagem slalom. Ana Sátila conquistou o tricampeonato na categoria C1 feminina e, mais tarde, buscou mais um ouro no caiaque cross. O terceiro ouro ficou com Guilherme Mapelli, no caiaque cross masculino.

No C1 masculino, Kauã dos Santos conquistou a medalha de prata, que também veio no K1 masculino, com Pedro Gonçalves, o Pepê. Omira Estácio, irmã de Ana Sátila também foi medalhista de prata na categoria K1.

Laura Pigossi venceu a argentina Lourdes Carlé por 2 sets a 0, sem sustos, onde garantiu o ouro na chave simples feminina. Foi o segundo ouro de Laura, que já havia conquistado a medalha dourada nas duplas femininas. Mais cedo, Thiago Monteiro venceu o duelo brasileiro com Gustavo Heide que valeu a medalha de bronze. A vitória por 2 sets a 1 foi de virada.

Com os resultados do dia, o Brasil fez a segunda melhor campanha de sua história na modalidade, com cinco medalhas (três ouros, uma prata e um bronze). Em São Paulo - 1963, a delegação brasileira conseguiu seis medalhas - uma prata a mais.

No segundo dia de competições no judô em Santiago, a delegação brasileira conquistou mais dois ouros, com Guilherme Schimidt e Gabriel Falcão, onde teve até uma dobradinha no pódio e somou mais quatro medalhas. Guilherme Schimidt aplicou um waza-ari e imobilizou por mais de 10 segundos o chileno Jorge Perez. Assim, conquistou o título no masculino até 81Kg.

A final masculina 73Kg seria 100% brasileira, entre Daniel Cargnin e Gabriel Falcão, mas não aconteceu no tatame. Cargnin sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante a semifinal e, após avaliação médica, não teve condições de disputar a decisão.

Ketleyn Quadros ficou com o bronze no feminino 63kg. Ela venceu a colombiana Cindy Paola.

Já no Basquete, o Brasil conseguiu o bi no basquete feminino ao vencer a Colômbia por 50 a 40. A equipe brasileira começou bem e ainda conseguiu manter a vantagem no placar e venceu com certa tranquilidade. Esse foi o segundo ouro consecutivo na modalidade que o Brasil. O país já tinha sido campeão em Lima-2019.

No Handebol, o Brasil enfrentou a Argentina na decisão pelo ouro, onde também valia uma vaga olímpica. O duelo começou "apertado", mas as brasileiras se soltaram e carimbaram o passaporte da seleção para Paris-2024 vencendo o confronto de 30 a 18.

O primeiro dia de atletismo foi marcado por uma confusão na prova da marcha atlética feminina, onde não teve brasileiros no pódio. A medição da distância foi errada e as competidoras completaram a prova antes dos 20 km. Já Caio Bonfim repetiu o desempenho de Lima-2019 e ficou com a prata no masculino.

O Brasil está classificado aos Jogos Olímpicos de Paris no hipismo CCE (conjunto completo de equitação) por equipes. A vaga veio com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Na mesma modalidade, mas no individual, Márcio Jorge ficou com a medalha de prata.

Já na maratona aquática, Ana Marcela Cunha ficou com a medalha de prata e Viviane Jungblut também foi ao pódio, com bronze na mesma prova.

O Brasil continua 100% no futebol masculino. Na terceira partida da primeira fase, a vitória sobre Honduras foi a mais tranquila até o momento, onde fechou o placar em 3 a 0 e garantiu o primeiro lugar do grupo.

Na semifinal, os brasileiros encaram o México, em jogo marcado para a próxima quarta-feira (1), às 20h.

Compartilhe  

últimas notícias