Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton influencia confiança nas pistas e bons exemplos, diz Norris

Dois dos representantes britânicos na Fórmula 1, Lewis Hamilton e Lando Norris protagonizaram um embate recente na atual temporada, brigando pelo terceiro

HAMILTON
HAMILTON

Redação Publicado em 12/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h42


Dois dos representantes britânicos na Fórmula 1, Lewis Hamilton e Lando Norris protagonizaram um embate recente na atual temporada, brigando pelo terceiro lugar do GP da Áustria – que ficou com o piloto da McLaren, elogiado pelo heptacampeão ainda durante a prova. Recapitulando a disputa, Norris falou sobre o aprendizado que tirou da ocasião e como o exemplo do compatriota tem influenciado seu comportamento dentro e fora do esporte.

– Foi valioso, algo que me ajudará no futuro quando poderei competir novamente com Lewis, Max (Verstappen) ou qualquer outro. Estou confiante de que posso ter um bom desempenho. Não vou dizer que não cometo erros sob pressão porque tenho certeza que o faço, mas sei do que sou capaz quando estou duelando com alguém como Lewis – disse Norris.

Na ocasião, o britânico, que largou do segundo lugar, foi punido por um toque com Sergio Pérez mas conseguiu se recuperar e retornar para as primeiras colocações; na parte final da corrida, foi ultrapassado por Hamilton após segurá-lo por mais de 20 voltas, porém, superou o compatriota no fim para garantir seu terceiro pódio da atual temporada.

Em sua terceira temporada na F1, Norris não escondeu a pressão que sentiu por estar disputando uma posição importante na pista com um dos princiais pilotos da história da categoria, o que revelou servir como motivação:

– Quando alguém está atrás de você, você sempre sente a pressão. Mas estávamos brigando pelo segundo lugar, o que criou uma tensão extra, e o fato de ter sido com Lewis mudou tudo. Não era tipo “Meu Deus, o que devo fazer agora?”, mas faz sim diferença. Ele é um dos melhores pilotos de todos os tempos na Fórmula 1 e está pensando em como otimizar cada oportunidade para ultrapassar, então cada erro que eu cometo me torna mais vulnerável do que quando corro contra outra pessoa. Ele te obriga a ser ainda mais perfeito, se concentrar mais.

Lando Norris segurou Lewis Hamilton por 20 voltas no início do GP da Áustria — Foto: Clive Mason/F1 via Getty Images

Lando Norris segurou Lewis Hamilton por 20 voltas no início do GP da Áustria — Foto: Clive Mason/F1 via Getty Images

Hamilton, que sofreu com danos no assoalho do carro e viu o ritmo cair na parte final da prova, chegou apenas em quarto lugar na corrida vencida por Max Verstappen. Mas se para o heptacampeão da Mercedes a briga foi parte de sua rotina em 14 anos na F1, para Norris, seu desempenho ao longo do fim de semana no Circuito de Spielberg ajudou a consolidar sua autoconfiança.

– Minha confiança cresceu, especialmente depois das primeiras corridas. Tive um bom desempenho nas classificações, fui bem nas provas, tínhamos velocidade. Além disso, você tem aquelas pequenas coisas que contribuem para isso e a Áustria foi uma delas. Uma vez na Fórmula 1, não há mais um degrau para subir porque você já está no topo. Ainda há coisas sobre as quais não estou muito confiante, mas em comparação com o ano passado, me sinto muito melhor – comentou o britânico.

Mais que um atleta

Um dos pilotos mais populares entre o público, Norris também revelou que o trabalho desempenhado por Hamilton fora das pistas, na conscientização sobre questões como o antirracismo ou o meio ambiente, também lhe inspiram:

– Lewis está aqui há muito tempo e usa seus fãs para promover mudanças e impacto em outras coisas. Eu tento fazer isso falando sobre saúde mental e ajudando instituições de caridade. Ainda não descobri como aproveitar ao máximo a posição em que estou para que eu não seja só mais um piloto, mas que faça o melhor fora da Fórmula 1. Também quero usar minha base de fãs nesse sentido. Espero continuar a crescer e aprender para causar ainda mais impacto como Lewis faz.

Lando Norris parabeniza Lewis Hamilton por vitória no GP da Inglaterra — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Lando Norris parabeniza Lewis Hamilton por vitória no GP da Inglaterra — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Norris ocupa hoje a terceira colocação no campeonato de pilotos com 113 pontos; Hamilton é o líder, somando 195. Além do terceiro lugar na Áustria, o titular da McLaren também subiu no pódio no GP da Emilia-Romagna, vencido pelo heptacampeão, e na prova de Mônaco, no triunfo de Verstappen.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias