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Hamilton e Verstappen prometem duelo limpo por título da Fórmula 1

Lewis Hamilton tem apenas 12 pontos de vantagem para Max Verstappen a cinco corridas para o fim da temporada. Uma distância muito curta entre os pilotos, o

Hamilton e Verstappen prometem duelo limpo por título da Fórmula 1
Hamilton e Verstappen prometem duelo limpo por título da Fórmula 1

Redação Publicado em 05/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h07


Pilotos descartam decidir a temporada em uma batida como já ocorreu na F1

Lewis Hamilton tem apenas 12 pontos de vantagem para Max Verstappen a cinco corridas para o fim da temporada. Uma distância muito curta entre os pilotos, o que fez o chefe da Mercedes, Toto Woff, temer que uma batida entre eles possa definir o título da Fórmula 1 2021. Os dois rivais, porém, prometem fazer um duelo limpo.

– Sempre quero ganhar da forma correta. Se você vai perder, você perde da forma correta também. Nunca ganhamos um campeonato desse jeito. Estou aqui para ganhar da forma certa, e isso é por pura habilidade, determinação e trabalho duro – disse o heptacampeão Hamilton.

– Vou correr com tudo, como faz Lewis e todo mundo, e claro que sempre vou tentar manter o duelo limpo. Não penso sobre lutas históricas entre dois pilotos, o que eles fizeram. É passado. Só foco no que tenho de fazer na pista e é tentar ser o melhor que puder – disse Verstappen

Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam no pódio do GP dos EUA — Foto: Chris Graythen/Getty Images

Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam no pódio do GP dos EUA — Foto: Chris Graythen/Getty Images

O próximo duelo entre Hamilton e Verstappen vai ser neste domingo, no GP do México. O holandês deve levar vantagem, uma vez que o circuito mais rápido favorece o carro da RBR. Em 2019, o britânico venceu no México, mas apenas de pois de uma penalidade tirar a pole do rival. A prova não foi disputada no ano passado por causa da pandemia do coronavírus.

Carro de Max Verstappen decola após o holandês tocar Lewis Hamilton na Variante del Rettifilo — Foto: Peter Van Egmond/Getty Images

Carro de Max Verstappen decola após o holandês tocar Lewis Hamilton na Variante del Rettifilo — Foto: Peter Van Egmond/Getty Images

A dupla vem se revezando na liderança do campeonato desde março, quando Hamilton venceu o GP do Bahrein. Porém, os triunfos na Emilia-Romagna e em Mônaco e uma sequência de outras três vitórias ajudaram Verstappen a superá-lo até a resposta do piloto da Mercedes na Inglaterra e com o pódio na Hungria.

O holandês conseguiu retomar a liderança após ver o heptacampeão voltar à ponta da tabela no intervalo da temporada, vencendo em casa, no GP da Holanda. Sua vantagem, porém, não passava dos seis pontos até o triunfo nos Estados Unidos, que lhe permitiu dobrar a diferença para 12.

A disputa pelo título neste ano foi largamente influenciada por dois choques entre eles: o primeiro na largada do GP da Inglaterra, no qual Hamilton foi punido por provocar a colisão que tirou Verstappen do jogo, mas conseguiu vencer. O segundo foi no GP da Itália, quando o holandês foi penalizado pelo incidente que tirou ambos da disputa.

Lewis Hamilton e Max Verstappen colidiram na largada do GP da Inglaterra — Foto: Reprodução/F1

Lewis Hamilton e Max Verstappen colidiram na largada do GP da Inglaterra — Foto: Reprodução/F1

O cenário previsto por Wolff já ocorreu algumas vezes na F1: primeiro em 1989, quando Alain Prost bateu em Ayrton Senna no GP do Japão e garantiu seu terceiro título, quando eram colegas na McLaren. No ano seguinte, o brasileiro “deu o troco” no mesmo circuito ainda na primeira curva e conquistou o bicampeonato mundial.

Já na década de 90, Michael Schumacher faturou em 1994 seu primeiro título, pela Benneton, depois de se chocar com Damon Hill, da Williams, ao bloquear uma ultrapassagem dele no GP da Austrália, última etapa do ano – ambos estavam separados por um ponto na tabela.

Senna bate em Prost após a largada do GP do Japão de 1990, em Suzuka — Foto: Getty Images

Senna bate em Prost após a largada do GP do Japão de 1990, em Suzuka — Foto: Getty Images

Três anos depois, o alemão, já piloto da Ferrari e Jacques Villeneuve, da Williams, chegaram na última corrida de 1997, o GP da Europa em Jerez de La Frontera, sob o mesmo cenário. Novamente ao tentar coibir a manobra do rival, Schumacher acabou batendo e, antes na liderança da prova, abandonou a disputa.

Schumacher joga a Ferrari em cima de Villeneuve em Jerez, em 1997 — Foto: Reuters

Schumacher joga a Ferrari em cima de Villeneuve em Jerez, em 1997 — Foto: Reuters

A 18ª etapa da temporada será neste fim de semana, com o GP do México. Restam cinco rodadas para o fim do campeonato: além da etapa mexicana, virão o GP do Brasil em Interlagos, as novidades Catar e Arábia Saudita e o GP de Abu Dhabi, que fecha o ano em 12 de dezembro.

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Globo Esporte
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