Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo

Está com saudades da Copa? Logo tem mais! 2023 é o ano da Copa do Mundo Feminina; veja detalhes

O torneio terá início no dia 20 de julho de 2023 e fim em agosto

O desafio da seleção brasileira é fazer um bom torneio e, quem sabe, ganhar o título - Imagem: reprodução/Twitter @recantoofc
O desafio da seleção brasileira é fazer um bom torneio e, quem sabe, ganhar o título - Imagem: reprodução/Twitter @recantoofc

Thais Bueno Publicado em 22/12/2022, às 17h07


A Copa do Mundo de 2022 no Catar chegou ao fim no último domingo (18). Com emoção até o final da partida, a Argentina bateu a França nos pênaltis, por 4x2, para levar o terceiro título mundial para casa.

Para aqueles que já estão com saudade do maior torneio de seleções do mundo, existem boas notícias: a Copa do Mundo retorna em 2023!

No dia 20 de julho de 2023 terá início a Copa do Mundo Feminina, que terá como países sede Austrália e Nova Zelândia e irá até o mês de agosto.

No campeonato, que terá 32 seleções, o desafio da seleção brasileira é buscar fazer um bom torneio e, quem sabe, ganhar o título com a renovação feita pela técnica Pia Sundhage depois das Olimpíadas de Tóquio em 2021.

Vale mencionar que, em relação à convocação de 2019, nove atletas ainda continuam sendo chamadas pela treinadora para integrar a seleção brasileira: Lelê, Letícia Santos, Tamires, Kathellen, Adriana (que acabou cortada naquele ano por lesão), Bia Zaneratto, Debinha, Geyse e Ludmila.

"É importante para o Brasil ser um dos melhores times do mundo. Preparar para algo que todo mundo quer ganhar, a Copa do Mundo. E se você olhar para trás tantas coisas aconteceram com o jogo e queremos estar contra os melhores. É o que queremos", disse a sueca em entrevista ao GE.

A seleção brasileira está no grupo F, junto com França, Jamaica, e mais uma equipe que ainda irá disputar a repescagem C - são candidatos Paraguai, Taiwan, Papua Nova Guiné ou Panamá.

A estreia acontece no dia 24 de julho, às 8h00, justamente contra o adversário faltante.

Nesta edição da Copa do Mundo, a seleção brasileira possui mais chances de conquistar a taça, já que está com o futebol feminino um pouco mais desenvolvido. Antônia, lateral direita do Brasil, comentou sobre a mentalidade da equipe em entrevista ao GE.

"Eu vejo um Brasil mais envolvido com futebol feminino, um Brasil que vê os resultados mais possíveis agora. Vejo essa diferença. Um Brasil mais envolvido, querendo mais não só da parte externa, mas também a interna e quem faz a diferença que somos nós atletas. Acredito que isso tenha mudado bastante, a mentalidade, como as meninas veem hoje o futebol feminino realmente a nossa profissão. Vejo essa mentalidade bem diferente de alguns anos atrás".

TV Globo, SporTV e o GE irão transmitir todos os jogos da seleção na Copa de 2023. A lateral esquerda Tamires acha importante que isso aconteça e ressalta a oportunidade de amplificar ainda mais o futebol feminino no Brasil.

"Esse novo ano já começar dessa forma, com alegria, com essa energia, já representa muita coisa boa que vem para nós", iniciou.

"Estar com jogos na Globo esse ano também vai só nos trazer coisas que em 2019 a gente já começou a construir, conseguiu manter e melhorar muita coisa nesses quatro anos e agora tendo essa oportunidade de ser ainda maior de trazer muito mais determinação, mais garra, energia para todos os torcedores brasileiros".

"Espero muito que vocês estejam juntos conosco nessa e a gente possa fazer um ano incrível todos juntos", concluiu a atleta.

Antes da estreia no torneio, a seleção brasileira ainda tem alguns jogos no calendário. Dos dias 16 a 22 de fevereiro, nos Estados Unidos, o time participa da She Believes Cup, e no dia 6 de abril, duelará com a Inglaterra para conquistar o título da Finalíssima.

Compartilhe  

últimas notícias