Diário de São Paulo
Siga-nos
Cuidado!

Equatorianos fazem alerta grave sobre estádio da final da Libertadores: "Não vá sozinho"

Monumental de Guayaquil será o palco da decisão entre Flamengo e Athletico

O clima é de insegurança para a final - Imagem: reprodução/Twitter @Matheusfla013
O clima é de insegurança para a final - Imagem: reprodução/Twitter @Matheusfla013

Thais Bueno Publicado em 26/10/2022, às 15h52


A cidade de Guayaquil, no Equador, está cada dia mais tensa. Isso porque a decisão da Libertadores entre Flamengo e Athletico Paranaense será realizada no estádio Monumental de Guayaquil, no próximo sábado, 29 de outubro.

No entanto, embora a promessa seja de um grande jogo entre as equipes brasileiras, o que preocupa não só as autoridades, mas também os moradores do local, é a segurança da região.

Recentemente, houve uma tentativa de assalto à equipe de reportagem da TeleAmazonas em plena luz do dia. Segundo reportagem do UOL Esporte, apesar de os policiais tentarem passar uma certa sensação de tranquilidade e haver uma espécie de corrente de solidariedade do povo da região para acolher os turistas brasileiros, o clima é de insegurança.

Durante o caminho da equipe de repórteres do canal para o hotel, o motorista de aplicativo Juan Miguel Álvares, de 53 anos, fez o seguinte aviso:

"Não ande sozinho na rua e tente não ficar com o celular nas mãos. Evite lugares desertos à noite e ande em grupo. Não vá sozinho ao estádio do Barcelona [de Guayaquil]".

O estádio do Barcelona de Guayaquil, time tradicional da Libertadores, convive ao seu redor com a criminalidade e o narcotráfico. Devido a isso, a decisão de mudar o palco da final foi avaliada, mas não chegou a ocorrer.

O youtuberGabriel Reis, mais conhecido como Paparazzo Rubro-Negro, contou como quase foi assaltado na última segunda-feira (24):

"Os seguranças do estádio já haviam me alertado que eles [criminosos] ficavam lá de cima da comunidade observando a movimentação no estádio por binóculos, e quando viam pessoas com telefones nas mãos, desciam. Mas eu falei que ia gravar um último vídeo do lado de fora, e aí quando acabei, parou uma moto na esquina, perto de mim, e saltou um deles vindo na minha direção e puxando assunto: 'Brasileiro? Me entrevista, me entrevista!'", iniciou.

"Eu já saquei qual era a dele na hora, comecei a andar para trás e fui dizendo para ele: 'vem mais para cá, vem mais para perto', para eu ficar mais próximo do pessoal da segurança. Ai quando me aproximei, um segurança abriu o portão, puxou a arma da cintura, mostrou para o rapaz, eu entrei e o rapaz subiu na moto e foi embora".

"É área de risco. Até ir em grupo eu acho perigoso, porque eles estão andando de pistola na cintura, estão descendo para roubar. Deixa para ir no dia do jogo, com policiamento, escolta e entra logo para a área do estacionamento porque ali é seguro. Do lado de fora evitem, porque a ordem dos caras é roubar", alertou aos torcedores que viajarem ao Equador.

Com a final chegando cada vez mais perto, a segurança será reforçada em Guayaquil. De acordo com os policiais da cidade, serão 1.911 homens da Polícia Nacional nas ruas, 40 delegados municipais e 88 agentes do Corpo Metropolitano para fazer a escolta nos centros de treinamento e no Monumental. Além disso, o governo instalou 736 câmeras com inteligência artificial pela cidade.

Os hotéis em que os atletas de Flamengo e CAP ficarão hospedados também serão bem policiados. 

Compartilhe  

últimas notícias