Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

Descubra quanto árbitro brasileiro ganhou para apitar o jogo Inglaterra x França na Copa

Wilton Pereira Sampaio é cotado pela Fifa para trabalhar na final do Mundial

Wilton Pereira Sampaio é cotado pela Fifa para trabalhar na final do Mundial - Imagem: reprodução Instagram
Wilton Pereira Sampaio é cotado pela Fifa para trabalhar na final do Mundial - Imagem: reprodução Instagram

Jessica Anjos Publicado em 11/12/2022, às 17h54


Na último sábado (10), às 16h, França e Inglaterra se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo no Catar. Quem levou a melhor foram os franceses, o jogo terminou 1x2 levando a seleção francesa para a semifinal contra Marrocos

A partida contou com um trio de brasileiros na arbitragem: o árbitro Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires. Cada um recebe um valor adicional por cada disputa apitada, além do salário para ficar à disposição durante o Mundial. 

O jogo entre França e Inglaterra foi o quarto que Wilton apitou no Mundial deste ano, ele recebe cerca de 10 mil euros extras por partida, aproximadamente 55 mil reais. O valor se mantem o mesmo em todos os jogos.

Assistentes ganham a metade disso 5 mil euros (28 mil reais) por cada jogo na fase mata-mata. Na primeira fase do Mundial, a de grupos, o valor era esse e a metade para os assistentes. 

Sampaio apitou até agora quatro jogos na Copa do Mundo. Duas na fase de grupos: Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita; uma nas oitavas: Holanda x Estados Unidos; uma nas quartas: Inglaterra x França. 

Até agora, o árbito deve ter recebido mais de 20 mil euros (aproximadamente 110 mil reais). 

Wilton Pereira Sampaio é considerado um dos oito melhores árbitros da Fifa, por isso está cotado para apitar o jogo final da Copa deste ano. 

Se ele for escolhido, será o terceiro árbitro brasileiro a apitar uma final do Mundial. Antes de Sampaio, Arnaldo Cezar Coelho apitou a decisão entre Itália e Alemanha, em 1982, e Romualdo Arppi Filho mediou a Argentina x Alemanha, no México, em 1986. 

O Brasil e a Argentina são os países com o maior número de representantes na arbitragem na Copa do Mundo. 

Compartilhe  

últimas notícias